Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Greenpeace processa Volkswagen por não cumprir metas de emissão zero

O Greenpeace da Alemanha entrou com processo contra a Volkswagen em um tribunal federal, alegando que a montadora não tem juntado esforços suficientes para combater o aquecimento global.

No processo, a ONG estipula um prazo de oito semanas para que a empresa alemã considere suas demandas. Entre elas, o fim da produção de carros com motor a gasolina até 2030 e a redução das emissões de carbono em pelo menos 65%, tendo como base os níveis de 2018. Em entrevista à Reuters, um porta-voz da Volkswagen disse que a montadora rejeitou as exigências do Greenpeace:

“A Volkswagen defende a proteção climática e a descarbonização do setor de transportes, mas não pode enfrentar esse desafio sozinha. A tarefa de conceber as medidas adequadas cabe ao Parlamento. Disputas judiciais civis por meio de ações judiciais contra empresas isoladas não são o lugar nem a forma de fazer justiça a essa tarefa de grande responsabilidade.”

Um caso semelhante ocorreu em setembro, quando a ONG Deutsche Umwelthilfe exigiu de BMW e Daimler o fim da produção de carros a gasolina até 2030. Ambas rejeitaram o pedido.

Montadoras na mira da Justiça

Vale lembrar, porém, que ações judiciais como a do Greenpeace contra a Volkswagen possuem precedentes nos últimos anos. Em abril de 2020, o Tribunal Constitucional Federal da Alemanha determinou que o país está falhando em proteger as gerações futuras contra as mudanças climáticas. Como efeito da decisão, a Alemanha terá que reduzir sua emissão de CO2 em 65% e chegar a zero emissão de carbono até 2045.

Ainda neste ano, a Milieudefensie, filial holandesa da ONG internacional Amigos da Terra, reuniu a assinatura de 17 mil cidadãos nos Países Baixos para entrar com um processo contra a Shell por falta de comprometimento na luta contra o aquecimento global. O tribunal neerlandês acatou a denúncia e, pela primeira vez na história, uma empresa privada foi responsabilizada por descaso com as mudanças climáticas.

Via Autoevolution

Postagens relacionadas

São Paulo ganhará hamburgueria inspirada em Jurassic Park

Redação 1

Como acelerar a reprodução de mensagens de voz no WhatsApp Web

Redação 1

Malware rouba informações de preenchimento automático em navegadores

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com