Tribuna Ribeirão
Geral

Governo vai liberar absorvente gratuito

ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO

O governo federal decidiu liberar a distribuição gratuita de absorventes como parte das políticas públicas anun­ciadas neste Dia Internacio­nal da Mulher. Depois de vetar a medida em projeto de lei aprovado pelo Congresso em outubro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), em mais uma de suas jo­gadas em ano eleitoral, editou decreto nesta terça-feira, 8 de março, autorizando a oferta do item – que, no entanto, será restrita a alguns grupos de mulheres e condicionada à existência de orçamento.

O ministro da Saúde, Mar­celo Queiroga, disse a jornalis­tas no Palácio do Planalto que serão R$ 130 milhões alocados para a distribuição de absor­ventes, mas o texto enviado pelo governo à imprensa não cita valores. “A execução do Programa de Proteção e Pro­moção da Saúde Menstrual fica condicionada à disponibi­lidade orçamentária e financei­ra”, ressalta a Secretaria-Geral da Presidência, em nota oficial.

De acordo com o secretá­rio de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, serão contempladas pelo programa cerca de três milhões de mulheres: aquelas em situação de rua; em cum­primento de medidas socio­educativas; e alunas de 9 a 24 anos matriculadas em escolas inscritas no programa Saúde na Escola que tenham mais de 50% de estudantes de famí­lias inscritas no Auxílio Brasil.

No ano passado, ao vetar o projeto, Bolsonaro chegou a ironizar o programa e a cha­má-lo de “Auxílio Modess”, uma marca de absorventes. Agora, no entanto, regula­menta o programa como par­te da estratégia do Executivo de se aproximar das mulheres em ano eleitoral.

Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que a apreciação do veto ao projeto de lei que prevê a distribuição de absor­ventes a mulheres em escolas públicas ocorrerá na próxima sessão do Congresso Nacio­nal na quinta-feira (10). O agendamento para a próxima sessão do Congresso foi uma reivindicação da bancada fe­minina da Casa.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

Construtora abandona obra da Praça da Cidadania

William Teodoro

Hortas urbanas ajudam a garantir acesso a alimentos saudáveis

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com