Tribuna Ribeirão
Política

Governo tem aprovação positiva de 35% em abril

Agência Brasil

A avaliação positiva (ótimo e bom) do governo do presiden­te Jair Bolsonaro variou de 34% para 35% entre março e abril, mostra pesquisa feita pelo Ibope e divulgada nesta quarta-feira, 24, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Não houve alteração do indicador fora da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A avaliação negativa (ruim e péssimo) foi de 24% para 27%, também dentro da margem de erro. No mês passado, 34% dos entrevistados consideravam o governo regular. Em abril, a ava­liação regular foi de 31%.

Desde o início do gover­no, em janeiro, o porcentual de pessoas que consideram o governo ótimo ou bom caiu 14 pontos, de 49% para 35%, mostra a série histórica do Ibope. Já a avaliação negativa subiu 16 pontos, de 11% para 27%, no mesmo período.

O Ibope ouviu 2 mil pes­soas de 12 a 15 de abril. O levantamento anterior havia sido realizado entre 16 e 19 de março. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Maneira de governar
Metade da população brasi­leira aprova a maneira do pre­sidente Jair Bolsonaro gover­nar, mostra pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira, 24, pela Confederação Nacio­nal da Indústria (CNI). Entre os entrevistados, a aprovação é de 51%, o mesmo porcentual do levantamento realizado pelo instituto em março. No início da gestão, em janeiro, a aprova­ção era maior: 67%.

Para pesquisar esse índice, o Ibope perguntou aos entre­vistados se estes aprovam ou desaprovam o governo, sem colocar avaliações de ótimo/ bom ou ruim/péssimo – feitas em outra pergunta.

Entre os consultados, 51% dizem confiar no presidente, ante 49% em março. Não hou­ve alteração do indicador fora da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A confiança caiu em relação ao começo da administração: 62% diziam ter confiança em Bolsonaro no mês de janeiro. Já o índice dos que não confiam foi de 45% neste mês, ante 44% no mês anterior e 30% no pri­meiro mês do ano. Foram ouvi­das 2 mil pessoas de 12 a 15 de abril. A pesquisa tem um nível de confiança de 95%.
Pior avaliação
O presidente Jair Bolsona­ro tem a pior avaliação entre presidentes eleitos em começo de primeiro mandato, aponta pesquisa do Ibope divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quar­ta-feira, 24. O porcentual que considera o governo ótimo ou bom foi de 35% em abril, abai­xo dos índices de presidentes anteriores, eleitos no período pós-redemocratização do País, em pesquisas encomendadas pela CNI no primeiro trimestre: 45% de Fernando Collor, 41% de Fernando Henrique Cardo­so, 51% de Luiz Inácio Lula da Silva e 56% de Dilma Rousseff.

De acordo com o gerente executivo de pesquisas da CNI, Renato da Fonseca, o resultado da pesquisa pode ser conside­rado normal para um come­ço de governo que ainda não teria atendido às expectativas de quem o elegeu. “O governo ainda não convenceu essas pes­soas a achar que está seguindo em uma agenda que elas gosta­riam”, observou Fonseca, para quem “pouca coisa de impacto” aparece em um início de admi­nistração, apesar de avanços na indústria serem verificados.

Na opinião da CNI, a avalia­ção está diretamente relaciona­da à atividade econômica, que ainda não retomou um ritmo de crescimento. “Provavelmente, alguns dos eleitores votando no Bolsonaro achavam que a eco­nomia voltaria a crescer imedia­tamente, o que praticamente é impossível, e essas pessoas estão decepcionadas.” Com a melhora da economia, observou, a avalia­ção do governo pode subir.

Apesar da avaliação baixa em relação a governos anteriores, o governo Bolsonaro está melhor do que a gestão do ex-presiden­te Michel Temer, na opinião de 51% dos entrevistados. Outros 13% consideram que a adminis­tração atual está pior, e 31% res­ponderam que um governo está igual ao outro.

O Ibope ouviu 2 mil pesso­as de 12 a 15 de abril. A mar­gem de erro da pesquisa é dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Postagens relacionadas

Conppac define tombamento de flamboyants  

William Teodoro

Ribeirão Preto elege dois deputados Federais e dois Estaduais

Redação

RP pode manter 22 vereadores

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com