Tribuna Ribeirão
Política

Governo não estuda subsídio para a gasolina

O governo não está discutindo nenhum programa de subsídio para a gasolina. A afirmação é do minis­tro da Fazenda, Eduardo Guardia, que participou ontem (5) do semi­nário Diálogo Público – Financia­mento de Estados e Municípios: Desafios para um Novo Pacto Fe­derativo, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

“Quando anunciamos a solução para o problema do diesel, fomos absolutamente claros que não há espaço fiscal para esse tipo de coi­sa [subsídios para reduzir o preço da gasolina] neste momento”, en­fatizou Guardia.

Sobre a definição de uma polí­tica de amortecimento das flutua­ções do preço do petróleo, Guardia disse que é preciso discutir respei­tando as regras da Lei de Respon­sabilidade Fiscal (LRF). Segundo o ministro, a ideia é discutir a possi­bilidade de ter um imposto como amortecedor das flutuações do preço, ou seja, um sistema flexível de tributos que oscilaria de acordo com a variação do preço do petró­leo no mercado internacional.

“Isso tem que ser discutido à luz da Lei de Responsabilidade Fis­cal porque exige um imposto regu­latório. A Cide [Contribuição de In­tervenção no Domínio Econômico] não está entre os impostos regula­tórios. Então, temos um problema formal com a lei”, alertou. Guardia acrescentou ainda que o uso de um imposto regulatório também gera impacto fiscal. “Tudo tem que ser discutido com muita calma, olhan­do a Petrobras, os interesses dos consumidores e as restrições im­postas pela situação fiscal”, disse.

Postagens relacionadas

PF vê crime em locação de ambulâncias

Redação 1

Baleia Rossi vota na USP

Redação 2

Câmara aprova reajuste do funcionalismo  

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com