A prefeitura de Ribeirão Preto vai desapropriar três imóveis localizados nos cruzamentos das avenidas Antonio Diederichsen e Presidente Vargas, no Jardim América, na Zona Sul da cidade. As desapropriações fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana. A administração pretende adequar as vias por meio de alargamento e intervenções no subleito e no pavimento, com drenagens, sinalização e projeto de urbanismo.
Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira, 8 de fevereiro, serão desapropriados três áreas na região, entre elas, um prédio para posto de abastecimento e serviços, na Presidente Vargas nº 815, e outro com frente para o número 791 da avenida. O valor é estimado em aproximadamente R$ 3,33 milhões. Já as obras viárias estão orçadas em R$ 1,15 milhão.
A prefeitura de Ribeirão Preto já havia publicado, em janeiro, decreto que declara de utilidade pública 58 áreas no entorno dos cruzamentos das avenidas Brasil e Mogiana, na Zona Norte da cidade. A publicação prevê a desapropriação amigável ou judicial destes locais para a construção de um viaduto com recursos do PAC da Mobilidade, um pacote de obras que terá investimento de R$ 310 milhões. Para viabilizar a parceria com o governo federal, a administração municipal conseguiu empréstimo de R$ 33,4 milhões com o Banco do Brasil.
O viaduto no cruzamento das avenidas Brasil e Thomaz Alberto Whateli será licitado em março e a obra está orçada em R$ 16,37 milhões. A licitação do A melhoria no tráfego de veículos da região é uma reivindicação antiga dos moradores da Zona Norte. Isso porque a avenida Brasil é umas das principais vias de acesso para bairros como Quintino Facci I e II, Avelino Alves Palma e Jardim Salgado Filho I.
Já a Thomaz Alberto Whately é a principal via de acesso para os bairros do Complexo Ribeirão Verde e ao Aeroporto Estadual Doutor Leite Leite Lopes. De acordo com os projetos das obras de mobilidade urbana, serão executados 56 quilômetros de corredores estruturais do transporte coletivo. Estão previstas a construção de um viaduto na avenida Jerônimo Gonçalves e outro na avenida Maria Jesus de Condeixa, além de passarela entre o Terminal Rodoviário e o Mercado Municipal. O PAC II também contemplará a construção de dois túneis: um na avenida Antônio Diederichsen com Presidente Vargas e o segundo na avenida Presidente Vargas com Nove de Julho.
Obras de interseção em desnível serão executadas entre as avenidas Independência com Professor João Fiúsa e Presidente Vargas com João Fiúsa. Adequações viárias serão executadas na rotatória das avenidas Portugal, Antônio Diederichsen e Nove de Julho. As avenidas Independência, entre o córrego Nova Aliança, e Lygia Latuf Salomão, serão duplicadas e será implantada uma via de fundo de vale na avenida Coronel Fernando Ferreira Leite. Ribeirão Preto também ganhará mais três terminais de ônibus, um no Centro, outro na região Norte e mais no Novo Shopping, na Zona Leste.
No ano passado, em menos de um mês, a prefeitura de Ribeirão Preto conseguiu aprovar, na Câmara de Vereadores, dois projetos de lei que autorizam o governo a assinar contratos de financiamentos com a Caixa Econômica Federal (CEF) para obras de infraestrutura na cidade. O primeiro, no valor de R$ 50 milhões, foi aprovado em 22 de novembro, e o segundo, de R$ 70 milhões, recebeu aval dos parlamentares em 18 de dezembro. No total, os empréstimos totalizam R$ 120 milhões. Os recursos são do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), voltado para os setores público e privado.