Tribuna Ribeirão
Política

Governo de SP libera recursos para a região

JF PIMENTA/ ARQUIVO

O governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, assinaram na semana passada, no Palácio dos Bandeirantes, o repasse de R$ 128,8 milhões para 261 mu­nicípios das regiões de Ribeirão Preto, Barretos, Bauru, Central, Franca, Itapeva, Marília, Soro­caba e Grande São Paulo. As transferências foram feitas por meio do Fundo Estadual da Assistência Social para os fun­dos municipais.

“São programas para os mais desvalidos e desprotegi­dos na sociedade brasileira, especificamente em São Paulo. Autorizamos também recursos importantes para a ampliação do Recomeço, principalmente na capital, região metropolita­na e cidades que são mais vul­neráveis”, disse Doria. Os mu­nicípios aplicarão o dinheiro em uma rede de proteção que reúne 1.758 serviços socioa­ssistenciais em 1.344 equipa­mentos públicos e privados.

A verba será repassada aos municípios atendidos pelas Di­retorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social de Ribeirão Preto (25), Araraquara (26 cidades), Avaré (29), Barre­tos (19), Bauru (39), Botucatu (13), Franca (23), Itapeva (10), Marília (39) e Grande São Pau­lo (39). Os serviços são ofereci­dos as pessoas em situação de vulnerabilidade social ou risco social, pessoas em situação de rua e violência, pessoas com deficiência, em situação de dis­criminação em decorrência de orientação sexual/raça/etnia, adolescentes em conflito com a lei e migrantes, entre outros.

“Ao repassarmos o recurso para o município responsável pela gestão e escolha dos servi­ços socioassistenciais, queremos garantir o fortalecimento da rede de proteção local atenden­do as demandas reais de seus moradores”, afirmou a secretária Célia Parnes. De acordo o Siste­ma Único de Assistência Social, é responsabilidade do Estado o cofinanciamento dos serviços, ações e programas socioassis­tenciais. O repasse é realizado segundo ações definidas no Plano Municipal de Assistência Social. Com isso, as prefeituras definem como alocar a verba de acordo com a realidade local.

Recomeço
O governador também au­torizou o repasse de R$ 25,9 milhões para as 66 comunida­des terapêuticas do Programa Recomeço: Uma Vida Sem Dro­gas. O valor teve um aumento de 12,36% em relação a 2019. A verba será repassada para comu­nidades gerenciadas pela Co­ordenadoria de Políticas sobre Drogas das regiões de Ribeirão Preto, Araçatuba, Bauru, Cam­pinas, Central, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Grande São Paulo.

O dinheiro repassado pelo Estado será usado em ampliação da rede de atendimento e capa­citação e profissionalização de equipes técnicas de intervenção. Haverá aumento de 14% das vagas para atendimento a mu­lheres e investimento em tec­nologia, melhorando o sistema de avaliação e monitoramento das comunidades.

O Recomeço é o programa estadual de políticas sobre dro­gas, com ações intersetoriais e atendimento as famílias e in­divíduos com problemas de­correntes do uso de drogas. As avaliações para acolhimento são feitas pelo SUS e atendem pacientes com solicitação vo­luntária, maiores de 18 anos, clinicamente estabilizados e com quadro psiquiátrico não agudo. O tratamento dura seis meses e pode ser prorrogado por até um trimestre.

Postagens relacionadas

Gabriel Galípolo é indicado ao BC 

Redação 2

Durante culto em igreja, Bolsonaro diz que governará para todo o Brasil

Redação 1

Câmara encerra votação de MP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com