Tribuna Ribeirão
Geral

Governo de SP lança programa de emprego

O governador João Doria (PSDB) e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, lançaram nesta terça-feira, 4 de junho, o programa Meu Emprego – plataforma que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Estado. O site disponibiliza também um sistema para registro de demandas de cursos pelas prefeituras paulistas, a fim de atender as necessidades atuais do mercado de trabalho por mão de obra qualificada. Pela primeira vez, o governo estadual irá oferecer cursos de qualifica­ção profissional para pessoas com deficiência (PCD) e egressos do sistema prisional.

Neste ano, também serão abertas 26,5 mil novas vagas em todos os cursos de qualificação oferecidos pelo Estado, um aumento de 25% em comparação com o total de vagas disponibilizadas em 2018 (de 103,5 mil para 130 mil oportunidades). “Pela primeira vez, vamos oferecer cursos de qualificação profissional específicos para PCDs e egressos do sistema prisional. Estamos trabalhando para que a gente possa expandir ainda mais as vagas para os próximos anos. Temos uma demanda reprimida bastante grande e precisamos todos trabalharmos juntos”, afirma a secretária Patricia Ellen.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável pela plataforma (http://www.meuemprego.sp.gov.br), que concentra as informações dos programas estaduais de qualificação e empregabi­lidade para acesso da população. A inovação do portal também se destaca ao criar um sistema para registro de demandas de cursos pelas por parte das prefeituras paulistas. A partir da identificação da demanda dos municípios e das necessidades do mercado de trabalho local, a pasta avaliará a oferta de qualificação para cada região.

Os programas de qualificação e empregabilidade oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Meu Emprego são o Pró-Egresso (recebem apoio para obtenção da carteira profissional e são inseridos em iniciativas de qualificação profissional e interme­diação de mão de obra), Cidadão Trabalhador (programa emergencial de auxílio-desemprego que proporciona qualificação profissional e renda) e Trabalho Inclusivo (tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado).

Também fazem parte do Meu Emprego o Via Rápida (oferece cursos gratuitos de qualificação profissional de curta duração, de 100 a 160 horas, para jovens e adultos em busca de uma oportunidade no mercado ou de geração de renda), Via Rápida Expresso/ Escola Mais Bonita (oferece cursos de qualificação profissional básica de curta duração na área de construção civil, especificamente de pintor de obras e edificações, com enfoque na qualificação profissional para a reintegração social), São Paulo Criativo (iniciativa com enfoque na qualificação e formação profissional para o desenvolvimento da cria­tividade, em um ambiente de aprendizagem que favorece a inovação e o empreendedorismo) e o Novotec (dá oportunidade aos alunos do ensino médio da rede pública estadual de cursarem também o ensino técnico profissionalizante).

Postagens relacionadas

Ministério do Turismo firma parceria com Rally dos Sertões

Redação 1

Obra fecha outro trecho no Centro  

Redação 2

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com