Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Governo anuncia obras em 3 praças

ALFREDO RISK/ARQUIVO

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) e o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, assinaram, na manhã de quinta-feira, 16 de julho, a ordem de serviço que autoriza o início da reforma das praças XV de Novembro, Carlos Gomes e Barão do Rio Branco, localiza­das no Centro Histórico de Ri­beirão Preto.

A praça XV de Novembro receberá recuperação do pavi­mento com a troca do ladrilho onde estiver danificado. Além disso, a rede de irrigação da área verde será recuperada e as lâmpadas atuais serão trocadas por lâmpadas de LED. Serão 108 postes com lâmpadas de led e 48 refletores.

A obra contempla, ainda, a recuperação total da fonte da Praça XV, incluindo a bomba, iluminação e sistema de som. A fonte luminosa foi construída na década de 30. A Praça XV tem 104 postes de iluminação em ferro fundido, 168 bancos de madeira, com pés em ferro fun­dido, como os modelos existen­tes nas décadas de 1930 e 1940.

“Será revitalizada a área das três principais praças de Ri­beirão Preto para que a nossa cidade possa, com isso, se va­lorizar ainda mais. Todas con­tarão com iluminação de led, que é mais econômica do que as lâmpadas convencionais e com maior durabilidade”, diz o prefeito Duarte Nogueira.

“Os bancos serão reforma­dos, a Praça XV terá sua fonte luminosa devolvida com bom­bas, som e iluminação. É a re­cuperação do centro histórico, de áreas tombadas, do patri­mônio artístico, cultural, paisa­gístico e arquitetônico da nossa cidade”, emenda.

A praça Barão do Rio Bran­co receberá, ainda, a troca de 20 postes com lâmpadas de led e sete refletores, enquanto a Car­los Gomes terá reforma do piso em ladrilho hidráulico, plantio de 198 m² de grama, troca de 74 postes com lâmpadas de led e oito refletores. Além disso, as praças XV de Novembro e Car­los Gomes também passarão por reformas no sistema de irrigação, com trocas de tubulações, bom­bas, aspersores, com implantação de sistema de automatização do funcionamento da irrigação.

Após o término das obras, os locais passarão por limpeza com máquinas de jato de alta pressão. No calçadão, será feita a limpeza em toda a área entre a rua General Osório e ruas Barão do Amazonas e José Bonifácio; Barão do Amazonas entre Du­que de Caxias e General Osório; Tibiriçá e Álvares Cabral entre São Sebastião e General Osório.

Fone luminosa da praça XV de Novembro será restaurada
Praça Carlos Gomes também vai passar por obra: já foi terminal de ônibus
Praça Barão do Rio Branco, em frente à sede da prefeitura: revitalização

A história das praças
PRAÇA XV DE NOVEMBRO – Marco de referência histórica e geográfica, localiza-se na região central da cidade, a praça XV de Novembro foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 13 de março de 1985, junto com o Quarteirão Paulista.
Desde sua inauguração, em 1890, sofreu várias modificações. A maior mudança aconteceu no dia 20 de janeiro de 1939, quando foi inaugurada a fonte luminosa com luzes azuis, vermelhas e amarelas. O traçado dos can­teiros foi completamente alterado e o coreto substituído pelo Monumento do Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932.
PRAÇA CARLOS GOMES – Em 26 de dezembro de 1895, o coronel Francisco Schmidt, um dos barões do café, encaminhou para administração um pedido de permissão para a construção de um teatro em Ribeirão Preto, que seria instalado nas imediações da praça XV de Novembro, coração da cidade.
Os doadores de recursos para a construção do teatro, foram, principal­mente, os barões do café, como o próprio Francisco Schmidt, conhecido como “Rei do Café”, Joaquim da Silva Gusmão, Francisco Augusto Sacra­mento, Virgílio da Fonseca Nogueira e Luiz Pereira Barreto.
A autoria do projeto do Teatro Carlos Gomes é assinada pelo renoma­do arquiteto Ramos de Azevedo, e o construtor responsável foi Désio E. Fagnani. O teatro foi inaugurado em 7 de dezembro de 1897, com a ópera “Il Guarany”, do maestro Carlos Gomes, que emprestou o nome para que o teatro fosse batizado.
A escolha se deu, porque além de Carlos Gomes ser paulista (ele era natural de Campinas), sua irmã, Joaquina Gomes, que ficou mais conhecida como Nhá Quina, era moradora e professora de música em Ribeirão Preto. Na década de 1940, após a inauguração do Theatro Pedro II, em 1930, o Teatro Carlos Gomes já não tinha a mesma força de antes.
A prefeitura optou então pela demolição, que começou em 1944 e termi­nou em 1046. Para preservar parte do patrimônio, a praça foi batizada com o nome do teatro. No local já funcionou um terminal de ônibus que fazia a ligação do sistema de trólebus. Foi desativado na década de 1990.
PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO – A história da praça em frente à sede da prefeitura antecede a da construção do Palácio Rio Branco, que teve início em 3 de agosto de 1915 e ficou pronta em abril de 1917. O prédio foi inaugu­rado em 26 de maio do mesmo ano. Em abril de 2018, o governo municipal terminou as obras de restauração da herma do Barão do Rio Branco, banca­da pela iniciativa privada.
Antes do restauro, a herma de bronze polido encontrava-se sem a pátina. Devido à ação do tempo e atos de vandalismo, seu estado de conservação esta­va prejudicado. A obra de restauração retirou a oxidação da peça e refez 80% da guirlanda apresentada na base do monumento. Finalizado o trabalho de restau­ro, a herma voltou a ser um bronze polido, exatamente como era em 1913.
A herma é uma homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845- 1912), conhecido como Barão do Rio Branco, o mais antigo monumento instalado em uma praça de Ribeirão Preto. O busto sem braços fica na praça homônima, em frente ao Palácio Rio Branco, sede da prefeitura de Ribeirão Preto, e foi restaurada por um parceiro da iniciativa privada. Inaugurada com grande festa em 28 de setembro de 1913, é de autoria de José Fernandes Caldas, e foi fabricada pela oficina do Lyceu de Artes Officios, de São Paulo.

Postagens relacionadas

Anvisa diz que vacinas usadas no Brasil são seguras

William Teodoro

Em Washington, Haley vence Trump pela primeira vez nas primárias do Partido Republicano

William Teodoro

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com