O governador em exercício Felício Ramuth (PSD) visitará Ribeirão Preto nesta terça-feira, 19 de março. Às 15 horas, vai anunciar a abertura de licitação para contratação de empresa que irá elaborar o projeto executivo da nova Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE). No encontro também serão anunciados investimentos e detalhes sobre a construção. Será no anfiteatro Doutor Carlos Eduardo Martinelli, no HC Campus (rua Professor Helio Lourenço nº 3.900, Vila Monte Alegre).
Também participarão da visita o superintendente do HC, Ricardo Cavalli, e o deputado federal Ricardo Silva (PSD). O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está em viagem oficial de cinco dias a Israel. A nova UE será construída ao lado do Hospital Estadual de Ribeirão Preto e próximo ao 13º Departamento Regional de Saúde (DRSXIII) de Ribeirão Preto, na avenida Independência, Jardim João Rossi, Zona Sul da cidade.
O investimento inicial será de pelo menos R$ 80 milhões, sendo que R$ 30 milhões virão de recursos destinados diretamente por emenda de Ricardo Silva. Antes de se reunir com o governador no Palácio dos Bandeirantes, o deputado esteve com o superintendente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Ricardo Cavalli, na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP).
Participaram de audiência com o secretário Eleuses Paiva para tratar das questões técnicas de elaboração do projeto. Depois, veio a confirmação do governador Tarcísio de Freitas. Segundo o parlamentar, a iniciativa visa fortalecer a capacidade de resposta a emergências médicas, proporcionando um atendimento de qualidade à população, dobrando a capacidade de atendimento, com novos 200 leitos – na unidade atual já existem 200 leitos.
Ribeirão Preto já conta com a Unidade Campus, na Vila Monte Alegre, na Zona Oeste, e a de Emergência, na rua Bernardino de Campos, no Centro de Ribeirão Preto. Em 2019, a UE realizou 31.169 internações, contra 24.472 no ano seguinte, mais 26.361 em 2021 e no ano passado foram 28.944. Já o total de cirurgias realizadas pela UE chegou a 4.402 em 2018, mais 4.216 em 2019, outras 3.694 em 2020, mais 4.125 em 2021 e no ano passado foram 4.211.
Com cerca de 960 funcionários, a Unidade de Emergência realiza cirurgias e atendimentos de pacientes graves e crônicos como em casos de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), enfartes e traumas, e, em alguns casos, é a principal referência em exames como tomografias computadorizadas, hemodinâmicas e procedimentos vasculares.
Inaugurado em 1956, o HC Centro é uma unidade especializada em urgências e emergências desde 1970, após a construção da segunda unidade no campus da USP, na Vila Monte Alegre, na Zona Oeste. Em 2002, a UE operava com 162 leitos e, hoje, 20 anos depois, o número subiu para apenas 176.
Sessenta por cento dos atendimentos são de Ribeirão Preto e 40% da macrorregião. O governador Felicio Ramuth também visitará o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Mater), no bairro Quintino Facci II, na Zona Norte, onde anunciará recursos o equipamento de saúde.