Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Gostou do Eclipse Anular de 10 de junho? Em 2023, teremos um no Brasil!

Um Eclipse Anular do Sol foi visto no dia (10) a partir das frias e longínquas regiões do Ártico. E se você se impressionou com as fantásticas imagens vindas de lá, vai gostar de saber que, em 2023, ocorrerá no Brasil um eclipse tão esplendoroso quanto este, e que você poderá acompanhar de um local bem mais bonito, quentinho e agradável.

Um Eclipse Anular do Sol ocorre quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, mas não está perto o suficiente para ocultar todo o disco solar. Por isso, no ápice do fenômeno, o Sol acaba gerando um “anel de fogo” em torno da Lua. Esse tipo de eclipse não chega a transformar o dia em noite, mas é de uma beleza única e gera sempre imagens espetaculares.

Um eclipse solar ocorre quando Sol, Terra e Lua estão perfeitamente alinhados no espaço, e quando a Lua está distante o suficiente para não ocultar completamente o disco solar, ocorre um eclipse anula. Imagem: timeanddate.com

Não foi muito fácil observar o eclipse desta quinta. Sua faixa de visibilidade não passava por nenhuma grande cidade, apenas por regiões frias, isoladas e, em muitas delas, o céu estava completamente encoberto.

Em 2023, será o inverso disso. A faixa de visibilidade será bem mais extensa, passando pelo noroeste dos Estados Unidos, América Central, Amazônia e até as belíssimas praias de águas mornas do nordeste brasileiro.

 

Visibilidade do Eclipse Anular do Sol de 2023. O “anel de fogo” no céu será visivel na faixa em vermelho. Imagem: timeanddate.com

O eclipse será visto de forma parcial em quase todo o Brasil. E para uma estreita faixa que corta o Norte e Nordeste do país, o fenômeno poderá ser contemplado em todo o seu esplendor. Incluindo Natal e João Pessoa, as únicas capitais do país onde o eclipse será visto de forma anular.

Esta imagem de um eclipse anular durante o pôr do Sol em janeiro de 1992 é um exemplo do que poderemos ver no Nordeste em 2023. Imagem: Dennis L. Mammana

Se você ainda está em dúvida se deve começar a se programar para acompanhar esse eclipse a partir do Nordeste, vou lhe dar um argumento adicional: o Eclipse Anular de 2023 ocorrerá no dia 14 de outubro, que é um sábado, e a quinta-feira, 12 de outubro é um feriado nacional.

Com a sexta devidamente enforcada, teremos então um feriado prolongado para viajar e contemplar este fenômeno de perto, com tempo de sobra para conhecer ainda alguns pontos turísticos da região.Leia mais:

Além disso, no Nordeste, a faixa de visibilidade passa por algumas das regiões mais secas do país, onde a chance das nuvens atrapalharem a visualização do eclipse é mínima, e que ainda torna possível a observação de um céu verdadeiramente estrelado durante a noite.

Eclipse parcial do Sol em Taperoá, PB em 2017 Imagem: Manuel Dantas Vilar

O Eclipse Anular de 2023 será o melhor eclipse do Sol visível do Brasil nesta década. Se você aprecia fenômenos como este, não deve perder a oportunidade de ver um de perto, e para isso, vale a pena começar a se programar desde já. É uma experiência única, inesquecível e que deixa imagens espetaculares gravadas em nossa lembrança!

Via Olhardigital

Postagens relacionadas

Amazon Prime Video anuncia séries brasileiras originais

William Teodoro

Golfinhos são usados como ‘radar de explosivos’ pela Marinha dos EUA

Redação 1

Samsung diz que atualização vai resolver limitação de apps

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com