Tribuna Ribeirão
DestaqueMundo

Google altera nome do Golfo do México  

O Google anunciou na terça-feira (28) a mudança do nome do Golfo do México para Golfo da América no Google Maps para usuários nos Estados Unidos (Reprodução)

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta quarta-feira, 29 de janeiro, que enviará uma carta ao Google para esclarecer a nomenclatura do Golfo do México. Segundo ela, o objetivo é corrigir possíveis inconsistências sobre o uso do nome da região em plataformas digitais.

O Google anunciou na terça-feira (28) a mudança do nome do Golfo do México para Golfo da América no Google Maps para usuários nos Estados Unidos. “Então, se lembrem, o decreto do presidente Trump tem a ver com sua plataforma continental, que é distinta do que é todo o Golfo”, disse a presidente mexicana.

“Então, estamos enviando uma carta ao Google, primeiro para dizer: ‘Bom, suponho que o Google Maps saberá dessa divisão internacional, porque não é uma definição unilateral’. Saberá também que organismo é responsável por nomear mares internacionais”, disse Sheinbaum em coletiva de imprensa.

Ela enfatizou que não cabe a um país sozinho modificar a nomenclatura de regiões marítimas. “Para mudar o nome de um mar internacional, não é um país que o faz, mas uma organização internacional. Então, estamos enviando esta carta ao Google hoje e, amanhã (quinta-feira, dia 30), se quiserem, explicamos como isso se define”, completou.

A carta, segundo ela, também incluirá um pedido para que o termo “América Mexicana” seja devidamente reconhecido nas plataformas do Google. “Vamos pedir que ‘América Mexicana’ apareça no mapa”, afirmou a presidente. A mudança ainda depende de atualização no Sistema de Informações sobre Nomes Geográficos (GNIS, na sigla em inglês) para entrar oficialmente em vigor.

“Quando isso acontece, atualizamos o Google Maps nos EUA rapidamente”, explicou o Google.  O site do GNIS, citado pelo Google como referência em nomes geográficos nos Estados Unidos, no entanto, ainda reconhece a região como Golfo do México. A empresa também esclareceu que, quando nomes oficiais diferem entre países, os usuários do Maps veem o nome oficial usado localmente. “No restante do mundo, ambos os nomes são exibidos”, acrescentou.

 

Postagens relacionadas

Morre José Roberto, tabelião do 4º Cartório de Notas de Ribeirão Preto

William Teodoro

Turismo em Ribeirão: as respostas do secretário

Redação 1

SP: quadrilha ataca bancos e faz reféns em Araçatuba; pelo menos três pessoas morrem

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com