Por: Adalberto Luque
O jogo entre Comercial e Monte Azul, válido pelas quartas de final da Copa Paulista, realizado neste sábado (7), não terminou após o apito do árbitro. A partida, que ocorreu no estádio dr. Francisco de Palma Travassos, no Jardim Palma Travassos, zona Leste de Ribeirão Preto, acabou com a denúncia de injúria racial, que teria sido proferida por um torcedor comercialino.
Logo que o juiz encerrou o jogo, o goleiro reserva do Monte Azul, Vinícius Mendi, de 19 anos, acusou um torcedor do time da casa de chamá-lo de “macaco”. A ofensa teria partido de um homem que ficou no alambrado, próximo ao banco de reservas do time visitante.
Após a ofensa, ocorreu um princípio de confusão entre jogadores e comissão técnica do Monte Azul contra torcedores comercialinos. A Polícia Militar entrou em campo e conseguiu controlar a situação. O goleiro reserva chorou com a ofensa e, ao deixar o gramado, foi até a unidade do Juizado Especial Criminal (Jecrim), no próprio estádio, para relatar o ocorrido.
O torcedor comercialino não foi identificado, mas a Polícia Civil vai investigar o caso e tentar obter sua identificação através de câmeras que registraram a confusão e de outros torcedores envolvidos. O Comercial também está tentando identificar o torcedor que proferiu injúrias raciais contra o goleiro Vinícius Mendi.
Os técnicos do Comercial, Renato Peixe, e do Monte Azul, Silvinho, lamentaram ocorrido, condenando a atitude do torcedor e tentando manter o ambiente calmo para a segunda e decisiva partida, que será realizada em Monte Azul Paulista, evitando que também ocorram confusões por lá.
Nota do Comercial
Após o ocorrido, o Comercial divulgou nota condenando a ação do torcedor. Leia a nota na íntegra: “O Comercial Futebol Clube informa que tomou ciência do ato de racismo denunciado pelo goleiro reserva do Monte Azul, Mendi.
O Leão do Norte aguarda a finalização da súmula do jogo e do Boletim de Ocorrência. Mas já antecipa que trabalha para a identificação da pessoa que cometeu tal ato.
O Comercial Futebol Clube, time do povo e plural, lamenta qualquer tipo de preconceito e punirá de forma exemplar qualquer pessoa que cometa atos desse tipo em nossas dependências.”