Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Gol vendeu metade das passagens a R$ 3,90 para agências de turismo

No último dia 18, a Gol realizou uma promoção em seu site chamada “Gol A Preço de Brahma”, durante o jogo Brasil x Venezuela pela Copa América. Nela, a empresa vendia um número limitado de passagens aéreas internacionais a R$ 3,90 cada (sem taxas). Como era de se esperar, esses bilhetes foram vendiddos rapidamente. No entanto, o que o consumidor não sabia era que quase metade dessas passagens já estavam atreladas à agências de turismo e não seriam encontradas pelo usuário no site da companhia aérea no ato da promoção. A informação é do Procon-SP.

A entidade de defesa do consumidor chamou a Gol para prestar esclarecimentos, pois considera  que há indícios de abusividade na promoção. E, de fato, houve. Entre as informações prestadas pela companhia aérea, verificou-se que, das 167 passagens vendidas na promoção, 89, ou cerca de 47%, estavam atreladas a agências de viagem ou turismo. 32 delas, por exemplo, estavam destinadas para a ViajaNet e 24. para a CVC. Em outras palavras, as passagens promocionais não foram todas comercializadas para o consumidor final.

O Procon-SP entende que a companhia aérea deveria ter implementado medidas que assegurassem que a promoção ficasse restrita ao consumidor final, que tem sua vulnerabilidade reconhecida pela lei. Diferente das empresas – agências de viagem ou turismo – que podem efetuar o repasse das passagens, inclusive, incluídas em pacotes de viagens e sem possibilidade de contratação individualizada.

Além disso, o Procon afirma ainda que os fornecedores possuem recursos tecnológicos e estrutura que podem facilitar o acesso ao procedimento de compra durante a promoção.

A empresa informou também que as vendas aconteceram das 21h33 às 22h25. Chama a atenção o fato de muitos consumidores terem ligado 21h30 e não terem conseguido efetuar a compra, sendo que outros fizeram a compra às 22h25 – o Procon considera suspeito e vai investigar se houve fraude.

O Procon afirma ainda que causa estranheza a Gol ter informado que foram disponibilizadas 140 (cento e quarenta) passagens promocionais para venda durante o jogo e ter vendido 167 (cento e sessenta e sete) em menos de uma hora.

No dia seguinte ao término da promoção, o Procon-SP registrou em suas redes sociais mensagens de consumidores relatando problemas para efetuar a compra durante a promoção.

A entidade afirma ainda que os questionamentos feitos à empresa no dia 19/6 foram:

  • Onde foram disponibilizados e quais os termos e condições da promoção?
  • Quantas passagens aéreas foram comercializadas e para quais destinos?
  • Quais canais de venda foram disponibilizados para acesso dos consumidores?
  • Em quanto tempo foram comercializadas as passagens?
  •  
 

O Procon pediu ainda à Gol o envio da relação de consumidores que conseguiram adquirir passagens durante a vigência da promoção. A equipe de fiscalização conduzirá uma apuração mais aprofundada e adotará medidas e sanções com base no Código de Defesa do Consumidor.

Via Olhardigital

Postagens relacionadas

Como saber se seu celular tem NFC

William Teodoro

Pagamento via WhatsApp chega ainda este ano ao Brasil

Redação 1

Com sistema operacional próprio, primeiro celular da Kaspersky promete ser quase à prova de hacking

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com