A ex-vereadora Gláucia Berenice (Republicanos) foi exonerada do cargo de vice-presidente da Fundação Dom Pedro II, responsável pela Theatro Pedro II. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 31 de março. Ela tinha sido nomeada no dia 06 de março, com com efeito retroativo a 24 de fevereiro. A presidente da Fundação é a jornalista Flávia Chiarello.
Oficialmente a exoneração é considerada pelo governo como algo natural, já que o cargo é de livre nomeação. Entretanto, o Tribuna Ribeirão apurou que o desligamento teve como motivo as denúncias do presidente da OSC Projeto Mudando Vidas, Ricardo Rogério Tostes.
Conforme o Tribuna já publicou, ele utilizou aplicativos de mensagens para denunciar ex-ocupantes de cargos importantes na área da Assistência Social, na gestão do ex-prefeito Duarte Nogueira (PSDB) por “negligência criminosa” no acolhimento dos indígenas venezuelanos Warao em Ribeirão Preto.
Segundo as denúncias de Tostes, crianças dormiam sobre baratas, indígenas bebiam água da torneira, passavam fome e tinham que utilizar banheiros imundos. Dois acolhidos teriam morrido sem assistência. Além disso, um dos denunciados teria abafado fiscalizações.
Glaucia foi secretária da Assistência Social, por mais de um ano, no governo Nogueira, quando segundo as denúncias, os fatos teriam acontecido. A atual administração municipal abriu sindicância para apurar as denúncias.
Coordenado pela Secretaria de Assistência Social, o Programa “Cidade Acolhedora” tem como objetivo o atendimento dos Waraos em Ribeirão Preto, cidade que escolheram para viver. Em articulação intersetorial com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), a SEMAS trabalha em colaboração com o grupo residente no município, para atender às suas necessidades específicas e possibilitar seu desenvolvimento de vida.
Vereadora por quatro mandatos consecutivos – entre 2009 e 20024 -, nas eleições do ano passado ela não conseguiu se reeleger pelo seu partido Republicanos. Teve 2.838 votos.
Quando da nomeação dela para a Fundação, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que Gláucia é graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gerência de Cidades, além de possuir vasta experiência na área. O comunicado destacava que ela foi responsável pela implementação de mais de 16 serviços e programas sociais, incluindo oficinas de iniciação musical para crianças
A Prefeitura reiterou que a atual vice-presidente da Fundação Dom Pedro II possui sólida qualificação técnica e ampla experiência, o que permitirá uma contribuição significativa para a democratização do acesso da população ao Theatro. Até a publicação deste exto, o Tribuna não tinha conseguido contato com a ex-vereadora. Quando conseguir o texto será atualizado.