Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Gisele Conti transforma fotos microscópicas em arte

"Quando as células se transformam em arte" estão expostas no Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto (Divulgação)

Uma exposição fotográfica que mistura arte e ciência, “Quando as células se transformam em arte”, reúne imagens feitas no microscópio a partir inflamações, neoplasias, artefatos e outros itens encontrados em laboratório. Gisele Conti,  patologista clínica veterinária e fotógrafa, realiza exames em pets e mostra o resultado de mais de 10 anos de trabalho.

“Fotos de um cristal na urina podem parecer com pedras preciosas, assim como o conjunto de algumas células são associadas a aquarelas ou à fantasia da ala das baianas no Carnaval. E essa é a brincadeira da exposição. Perceber que as células se transformam em arte”, diz Gisele. Também será possível matar a curiosidade sobre o que se vê no microscópio, assistindo a vídeos de bichinhos que se movem durante os exames no laboratório: sarna, vermes, piolho de gato, exame de urina com cistite e muito mais podem ser vistos. Para Gisele, “é possível ver arte em tudo, depende do olhar”. A exposição e todas as atividades são gratuitas.

Além da exposição, acontecem diversas atividades paralelas:

Investigações da Natureza

Oficina de arte para crianças com Marina Dias, artista visual

Dia 19 de março de 2024, das 10h às 11h30

Inscrições através do link: https://bit.ly/oficinanaturezarp

Atividade gratuita para crianças a partir de 8 anos. 15 vagas

Local: Centro Cultural Palace em Ribeirão Preto

“Investigações da natureza” é uma atividade em que crianças, a partir de 8 anos, utilizarão lupas e frutas para serem retratadas em desenhos de observação com lápis de cor e giz de cera. Todos os materiais e inscrições são gratuitos.

Contação de histórias

O projeto cultural levará uma contação de histórias sobre a mistura e curiosidade da arte e ciência através das fotografias microscópicas a uma escola da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto. A contação será realizada por Tânia Alonso e o músico Rafael Touso.

Vídeos com acesso em Libras

Os professores serão estimulados a criar uma atividade em sala de aula sobre investigações da natureza, com uma cartilha online desenvolvida especialmente para  multiplicarem as informações e estimular a criatividade das crianças.

Outro material de apoio aos educadores é a videoaula, com acesso em Libras, que traz o tema de investigações da natureza, totalmente inspirado na exposição “Quando as células se transformam em arte”.

Gisele Conti, fotógrafa, utiliza um vídeo – com acesso em Libras – para explicar as inspirações para as fotografias da exposição e seus diferentes significados.

Os vídeos estão disponíveis no site www.giseleconti.com.br

Até o segundo semestre de 2024, a exposição circulará pelas cidades de Serrana, Cravinhos, Jardinópolis e Brodowski.

 

Serviço:

Abertura: 5 de março de 2024, das 17h às 21h

Visitação: Até 6 de abril de 2024

Segunda à sexta-feira: 8h às 21h

Sábado: 9h às 12h

Local: Centro Cultural Palace: Rua Álvares Cabral, 322 | Centro | Ribeirão Preto – SP

Postagens relacionadas

Botafogo atropela a Inter de Limeira e está na final do Troféu do Interior

Redação 8

Baep recupera carga de cerveja avaliada em R$ 69,2 mil

William Teodoro

Conta de água terá desconto de R$ 1,42

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com