Tribuna Ribeirão
Geral

Gilmar manda soltar Lyra, suposto operador do MDB

Foto: Ueslei Marcelino

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o empresário Milton Lyra, apontado como operador do MDB, em decisão desta terça-feira, 15. Ele estava em prisão preventiva desde abril, em razão da Operação Rizoma. Lyra entrou com pedido de liberdade no Supremo em 8 de maio, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manter o empresário na prisão.

Lyra é apontado pela Polícia Fe­deral como lobista do MDB em um bilionário esquema de fraudes com recursos de fundos de pensão Pos­talis, dos Correios, e no Serpros. Em parecer enviado na última sexta-fei­ra, 11, ao STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, havia pedido a manutenção da prisão do empresário.

Rizoma foi deflagrada por ordem do juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Criminal Federal do Rio. O magistra­do decretou a prisão de 10 investi­gados e buscas em 21 endereços. A decisão apontou dez movimen­tações financeiras feitas por Milton Lyra totalizando US$ 1 milhão. No parecer, Raquel ressalta que o valor foi entregue em empresas das quais Lyra era sócio, em São Paulo. Foram mencionadas outras movimenta­ções, realizadas entre 2010 e 2014, superando R$ 14 milhões.

Em troca da prisão preventiva, Gilmar decretou que Lyra fica proi­bido de manter contato com os de­mais investigados, e também proibi­do de deixar o País sem autorização da Justiça, devendo entregar seu passaporte em até 48 horas.

“Os supostos crimes são gra­ves, não apenas em abstrato, mas em concreto, tendo em vista as cir­cunstâncias de sua execução. Mui­to embora graves, esses fatos são consideravelmente distantes no tempo da decretação da prisão. Te­riam acontecido entre 2011 e 2016”, afirma Gilmar na decisão.

Postagens relacionadas

RP recebe 3ª edição do Leilão Veículos Antigos 

Redação 2

PUBLICIDADE: Uma noite com Marcelo Mansfield – 27/10

Redação 1

PUBLICIDADE: Claro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com