Tribuna Ribeirão
Política

Gilmar diz que ‘virou uma grande confusão’

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo, disse nesta terça-feira, 3, que prisão em segunda instân­cia virou “uma grande confusão”. Na Universidade de Lisboa, para onde viajou antes do feriado da Páscoa, ele declarou que “na prá­tica” a autorização da Corte, dada a partir de entendimento firma­do por maioria dos ministros em 2016, “virou uma ordem de prisão”. A entrevista de Gilmar foi divulga­da pela Globo News.

“Nessa questão de segunda instância o meu entendimento, que acompanhei a maioria formada en­tão, é de que nós estávamos dando uma autorização para que, a partir da segunda instância, houvesse a prisão, pudesse haver a prisão”, anotou o ministro.

“Portanto, era um termo de possibilidade. Na prática, o que isso virou? Virou uma ordem de prisão com a segunda instância.”

“Há uma ordem de prisão. Isso para mim é uma grande confusão que nós temos que esclarecer nes­se julgamento”, afirmou, em refe­rência à sessão marcada para esta quarta-feira, 4, quando o Supremo põe em pauta pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 12 anos e um mês de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá (SP).

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o Tribunal da Lava Jato, frustrou todos os recur­sos do petista, inclusive embargos de declaração, sempre por unani­midade. A Corte federal mandou prender Lula, mas antes do feriado da Páscoa, o Supremo concedeu salvo-conduto ao ex-presidente, livrando-o, até esta quarta, 4, da prisão da Lava Jato.

Na hipótese de o Supremo manter seu entendimento, firmado em 2016, de que a prisão está au­torizada a partir da condenação em segundo grau, Lula poderá mesmo ficar muito perto da cadeia. Neste caso, quem cumpriria a ordem de prisão é o juiz Sérgio Moro.

Postagens relacionadas

Comissão do IFSP apresenta relatório

William Teodoro

Lula articula chapa para o Senado com Suplicy e Haddad

Redação 1

Congresso prorroga CPMI das Fake News por 180 dias

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com