O público do 2º FestMAO (Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto), evento que começou nesta terça-feira (16) com Roda de Conversa no Sesc Ribeirão, vai poder assistir a dois shows especiais na Mostra Gerações, só que desta vez no Teatro Sesi. Nesta quarta-feira (17) quem se apresenta é a acordeonista e compositora Gilda Montans e na quinta-feira (18), a cantora e compositora Verônica Ferriani mostra o seu trabalho. Os dois shows acontecem às 20 horas, no Teatro do Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364 – Jardim Castelo Branco). O festival segue até domingo (21) reunindo ao todo quatros Mostras e duas Feiras, em diferentes equipamentos culturais, ocupando o centro da cidade.
Abrindo a programação da mostra Gerações, o show “Gilda Montans Autoral” comemora os 70 anos de carreira da instrumentista nascida em Altinópolis (SP) e que iniciou sua formação musical aos 11 anos, em Ribeirão Preto. No repertório, choros, valsas e baião, em obras próprias e também em releituras de clássicos de Waldir de Azevedo, Chico Buarque, Tom Jobim, Chiquinha Gonzaga e outros.
A instrumentista comenta que o festival traz uma multiplicidade de tendências e tem o diferencial de reunir artistas de diferentes idades. “Achei a proposta muito atual, pois estamos numa época que existem muitas gerações, com necessidades musicais diferentes”, avalia. Gilda conta que preparou uma apresentação com toque autoral alternada com clássicos da música brasileira para envolver o público. “Vamos levar um repertório fácil de assimilar. Esperamos agradar o público. Fico feliz de poder, ainda na minha idade, participar de um festival, junto com os jovens, com tantos músicos. A minha vida é a música e eu preciso do público. A gente se alimenta dessa troca”, expressa.
No segundo show da Mostra Gerações, Verônica Ferriani volta à sua cidade natal em formato intimista, com voz e violão para apresentar composições próprias como “Nave” e “À Segunda Vista” e versões de canções de Gilberto Gil, Chico Buarque e Criolo. Para ela, é um reencontro com este formato de apresentação. “Participei de diversos festivais, tanto no Brasil como em outros países, como Japão e Rússia. Fico feliz em fazer parte do FestMAO, que traz esta característica de se dedicar à canção autoral, que é muito o foco do meu trabalho atual”, comenta Verônica, que lançou quatro álbuns solos, os dois últimos 100% autorais – “Porque a boca fala daquilo do que o coração tá cheio” (2013) e “Aquário” (2018). “Na minha percepção, o festival está valorizando a continuidade da música brasileira”, conclui.
Sobre o FestMAO
O FestMAO tem como propósito celebrar a diversidade da música brasileira. Em 2021, aconteceu a primeira edição do festival, de forma totalmente on-line, promovendo uma experiência inovadora e de alta qualidade. A organização do evento busca promover o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e valorizar a produção da música autoral. Para esta 2ª edição, o compromisso é valorizar o artista local e ao mesmo tempo expandir fronteiras culturais. Além de Gerações no Teatro Sesi, o FestMAO 2023 é formado, ainda, pelas mostras Redes & Encontros (Sesc), Integração e Palco Livre (Biblioteca Sinhá Junqueira) e Autoral (Armazém Baixada). Mais informações sobre a programação podem ser acessadas pelo pelo perfil no Instagram @fest.mao.
O evento é contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A produção é da Trajan Produções e Capacle Produções e conta com as parcerias institucionais do SESC, SESI e Biblioteca Sinhá Junqueira.
Para saber mais sobre o FestMAO:
Instagram: https://www.instagram.com/fest.mao/
Facebook: https://www.facebook.com/fest.mao
YouTube: https://www.youtube.com/@PalcoFestMAO
Site: https://festmao.com.br/