Tribuna Ribeirão
Cultura

‘Gianni Schicchi’ – Minaz apresenta ópera de Puccini

A Cia. Minaz apresentará neste final de semana, em Ri­beirão Preto, sua montagem da ópera “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini (1858- 1924). Depois, o espetáculo estará em cartaz nas cidades de Batatais e Serrana, na re­gião metropolitana.

Buoso Donati morre em sua cama e a família se reúne para prestar condolências, mas o real interesse é achar o testamento e saber quem fica com a herança do rico homem. Quando en­contram o testamento desco­brem que os principais dotes foram deixados ao monastério.

Para resolver o problema, o único que poderia ajudá-los seria o novo rico e oportunista Gianni Schicchi, que com suas artimanhas coloca a família em diversas enrascadas para conse­guir a herança. Esta é a história da ópera que será apresentada neste sábado, 20 de maio, às 20 horas, com segunda sessão no domingo (21), às 19 horas, no Teatro Minaz.

A produção da Cia. Minaz estreou em março de 2017 com versão para o português e dire­ção musical do maestro Abel Rocha, da Orquestra Sinfônica de Santo André e professor de regência do Instituto de Artes da Universidade Estadual Pau­lista (Unesp).

A direção cênica era de André Cruz, ator dos grupos Fora do sériO e Cornucópia e diretor cênico da Cia. Mi­naz. A direção artística ficou a cargo de Ivo Rinhel D’Acol e Gisele Ganade, com ceno­grafia de Ivo Rinhel D’Acol. Em 2023, a montagem da Cia. Minaz tem direção musical do maestro Luís Gustavo Petri.

A direção cênica é de André Cruz, com adaptação do tex­to e arranjos do maestro Abel Rocha e cenário e iluminação de Ivo Rinhel D’Acol. O elenco é formado por solistas da Cia. Minaz, além de solista convida­do, o barítono Rodolfo Giuglia­ni e conta ainda com orquestra.

A ópera “Gianni Schicchi” estreou em 1918 integrando uma trilogia com as óperas “Il Tabarro” e “Suor Angelica”. Foi composta com base no “Canto XXX do Inferno”, da “Divina Comédia” de Dante Alighieri (???-1321). A obra de Dante é dividida em três livros: “Infer­no”, “Purgatório” e “Paraíso”.

No “Inferno”, o autor citou seus desafetos, entre eles Gianni Schicchi, cidadão de Florença que teria falsificado o testamen­to de Buoso Donati (parente da esposa de Dante, Gemma Do­nati) deixando a maior parte dos bens de Buoso, para a famí­lia Schicchi.

Em Ribeirão Preto, as réci­tas acontecerão no Teatro Mi­naz, na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista, Zona Leste. Tem capacidade para 260 pessoas. A entrada é gra­tuita e os ingressos podem ser retirados no site (www.minaz.com.br), onde há mais infor­mações sobre a companhia, ou pelo telefone (16) 3941-2722.

Em Batatais, a ópera acon­tecerá no dia 31 de maio, às 20 horas, no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, localiza­do na praça Dona Carolina Za­netti Soriani s/nº, Centro. Em Serrana, o espetáculo será apre­sentado no dia 2 de junho, às 20 horas, na Fundação Cultural, na rua Barão do Rio Branco nº 339. Mais informações também nas redes sociais da Cia.Minaz.

Postagens relacionadas

Principal prêmio da Mostra de Tiradentes vai para documentário baiano

William Teodoro

Salão abre as portas para o público

Redação 1

Grupo fará show no Clube de Regatas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com