Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Gersio Baptista não terá nome na urna

FOTOS: ELZA FIÚZA/ARQUIVO AG.BR. E DIVULGAÇÃO (DETALHE)

O juiz Lúcio Alberto Enéas da Silva Ferreira, da 108ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto, de­cidiu que o candidato Gersio Baptista, o “GB33”, de 64 anos, do Partido da Mobilização Na­cional (PMN), não terá o nome na urna eletrônica. O magis­trado considerou a chapa da legenda inapta.

“GB33” aguarda decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sobre o recurso contra a impugnação. Entre os motivos apontados nesta quarta-feira, 4 de novem­bro, estaria o fato de o candida­to a vice-prefeito, Marco Anto­nio da Silveira, ter o domicílio eleitoral e ser filiado ao PMN de Jardinópolis.

Segundo Silva Ferreira, esta condição inviabiliza a candida­tura dele em Ribeirão Preto. Em 21 de outubro, o juiz já havia ne­gado o registro do candidatura de “GB33”, que já aparece como indeferida na plataforma Divul­gacand do Tribunal Superior eleitoral (TSE). O magistrado da 108ª Zona Eleitoral argumenta que existem dois pedidos de im­pugnação contra Baptista.

Em 21 de outubro, Lúcio Alberto Enéas da Silva Ferreira já havia negado o registro do candidatura de “GB33”, que já aparece como indeferida na pla­taforma Divulgacand do Tribu­nal Superior eleitoral (TSE). O magistrado da 108ª Zona Eleito­ral argumenta que existem dois pedidos de impugnação contra Baptista.

O Ministério Público Elei­toral (MPE) afirma também que a prestação de contas da última eleição disputada por “GB33” ainda está sub judi­ce. Em 2018, ele concorreu ao cargo de deputado federal – na ocasião o registro da candida­tura também foi negado

A Promotoria Eleitoral afir­ma que o candidato também não apresentou toda documen­tação obrigatória para o cadas­tro da candidatura por causa da impugnação da candidatura há dois anos. Os documentos são necessários para o registro.

Além do termo de quita­ção, faltou, também, a Certidão da Justiça Estadual de 1º Grau, segundo o juiz Lúcio Alberto Enéas da Silva Ferreira. O ferro­viário aposentado Gersio Bap­tista chegou a protocolar um pe­dido de liminar contra a decisão, negada por Silva Ferreira.

Ribeirão Preto tem dez can­didatos a prefeito neste ano. Além de Gersio Baptista, a can­didatura de Fernando Chiarelli (Patriota), de 63 anos, também está sub júdice. No dia 2, o juiz Lúcio Alberto Eneas da Silva Ferreira manteve o indeferi­mento do registro do professor de literatura e inglês por causa do pagamento de uma multa re­lacionada a uma ação penal.

O juiz entende que Chia­relli está com os direitos po­líticos suspensos por não ter quitado a multa criminal apli­cada nos autos de uma ação penal da 265ª Zona Eleitoral, transitada e julgada. O candi­dato disse à imprensa que vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral e a todas as instân­cias possíveis. A multa de R$ 73.333,24 já foi quitada.

Também estão na dispu­ta Duarte Nogueira (PSDB) Suely Vilela (PSB) Antônio Alberto Machado (PT), Mau­ro Inácio (Psol), coronel Luis Henrique Usai (PRTB), Emil­son Roveri (Rede Sustentabi­lidade), Vanderley Caixe (PC­doB) e Cris Bezerra (MDB). Já para vereador, 627 candidatos estão inscritos.

Postagens relacionadas

Câmara aprova CPI para investigar SME

Redação 1

Fila da gripe avança em RP

William Teodoro

Retrospectiva – Um ano conturbado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com