Tribuna Ribeirão
Geral

Gêmeas siamesas estão bem, diz HC

A equipe médica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – vinculado à Faculdade de Me­dicina da Universidade de São Paulo (USP) – que participou da primeira cirurgia para separar as gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de um ano e sete meses, no sábado (17), disse nesta segunda-feira, 19 e feverei­ro, em entrevista coletiva, que as irmãs passam bem e seguem in­ternadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As meninas nasceram com os crânios colados. Elas são naturais de Patacas, no distrito de Aquiraz, na região metropolitana de For­taleza, no Ceará. No total serão quatro cirurgias, uma a cada dois meses, e a expectativa é que todo o procedimento seja finalizado em novembro. Trinta profissionais de diferentes áreas estão envolvidos.

Segundo a médica intensivista pediátrica Ana Paula Carlotti, o quadro clínico das irmãs é bom e a previsão é que elas tenham alta da UTI nesta terça-feira (20), já que não apresentam déficits neuroló­gicos. “Já estão se alimentando por boca, normalmente. Tudo corre muito bem e, por enquanto, sem complicações”, diz.

A cirurgia no sábado foi co­mandada pelo chefe do Depar­tamento de Neurocirurgia Pe­diátrica, Hélio Machado, e teve a participação do médico norte­-americano James Goodrich, refe­rência mundial no assunto. Ela só foi possível por causa da uma par­ceria da Faculdade de Medicina com o Montefiore Medical Center, em Nova York, Estados Unidos.

O procedimento para começar a desconectar os vasos sanguíneos e expandir a pele na cabeça durou sete horas. A separação total das gêmeas só deve acontecer na últi­ma cirurgia. Segundo a médica, na cirurgia de sábado foram feitas as separações da vasculatura, na par­te interna dos crânios, mas por fora elas ainda estão unidas. Ana Paula diz que, olhando para as crianças, parece que nada aconteceu, “mas a gente já viu pelos exames de ima­gem que até o momento o que foi planejado foi muito bem sucedi­do”. A família foi orientada a per­manecer em Ribeirão Preto para o acompanhamento pós-operatório, mesmo após a alta da unidade.

De acordo com o neurocirur­gião Ricardo Santos de Oliveira, a primeira cirurgia ficou restrita à separação vascular das irmãs. Ape­sar de uma das meninas ser domi­nante em relação a outra, o médico explica que o tempo de recupera­ção, estimado em dois meses até o próximo procedimento, permite ao organismo de cada uma delas a reorganização das veias.

“Nós utilizamos um material como se fossem lâminas. Cha­ma-se silástico, similar ao silico­ne e que nós já colocamos depois de realizada essa separação, já prevendo na última etapa, quan­do nós tivermos que retomar es­sas cirurgias. É para que não haja aderência através da cicatrização entre o que nós já fizemos”, afir­ma, ressaltando que o planeja­mento em etapas reduz o risco na separação desses vasos.

Para auxiliá-los, foi desenvol­vido um molde tridimensional em acrílico, com as veias e as ar­térias das crianças reproduzidas fielmente. Mesmo o modelo feito em 2017, excluindo o crescimento das irmãs, permitiu a aplicação das técnicas estudadas anteriormen­te pela equipe. Apesar de terem nascido unidas pelo topo do crâ­nio, as irmãs não compartilham o mesmo cérebro. No entanto, a proximidade e o sistema vascular em partes interligado são conside­rados os fatores mais inquietantes para a equipe.

“Como elas têm uma anato­mia muito diferente, seria muito interessante que a gente soubes­se exatamente que áreas estão comprometidas. Esses exames que ainda estão em andamento são pra gente tentar desvendar isso, mas é impossível saber no momento quais áreas estão en­volvidas”, afirma Machado. Nes­ta segunda-feira, a assessoria de imprensa do HC divulgou ima­gens da cirurgia.

Postagens relacionadas

Miss Comerciária: novo prazo de inscrição

William Teodoro

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Pesquisa: saúde e emprego são apontados como prioridades de brasileiro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com