A Secretaria Municipal de Saúde abriu na manhã desta terça-feira, 18 de janeiro, a campanha de vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Em Ribeirão Preto, as primeiras a receber a dose da vacina pediátrica da Pfizer/ BioNTech foram as gêmeas irmãs Beatriz e Manuela Botosso, de 8 anos.
Elas foram imunizadas no início da manhã, em um ato simbólico na Unidade Básica de Saúde Hélio Lourenço de Oliveira, a UBS do Santa Cruz do José Jacques, na rua Triunfo nº 1.070, com a presença do secretário municipal da Saúde, José Carlos Moura. Nesta primeira etapa da vacinação, são alvo da campanha crianças que têm comorbidades ou deficiência permanente.
A mãe das garotas, Luana Botosso Salomão, classificou a vacinação das filhas como alívio. “Estávamos muito ansiosas, esperamos tanto por esse momento, ainda mais por elas terem doenças pré-existentes, que merecem muita atenção. Vivemos estes dois anos de pandemia com muita preocupação e muito cuidado. Um dia de muita emoção”, disse.
“Não senti dor nenhuma e estou feliz por termos tomado a vacina, eu e minha irmã”, explicou a pequena Beatriz, ao afirmar que mal conseguiu dormir à noite de ansiedade. Já Manuela disse que estava com um pouco de medo, mas imediatamente foi superado pela alegria. “É muito chato não ir para escola, agora estou mais tranquila”, falou.
O secretário municipal da Saúde, José Carlos Moura, ressaltou a importância da vacinação das crianças. “Este ato é uma forma de incentivar os pais e responsáveis a vacinarem seus filhos, com segurança e responsabilidade, procurem o agendamento e os postos de vacinação na medida em que as campanhas forem abertas”, orienta o titular da pasta da saúde.
Nesta terça-feira, 1.444 crianças foram vacinadas contra a covid-19 – 57,8% das 2.500 doses oferecidas para o público-alvo. O agendamento permaneceu aberto durante todo o dia de ontem no site da prefeitura. A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, por meio do Plano Estadual de Imunização (PEI), enviou 7.200 doses para Ribeirão Preto e mais 25 municípios que compõem o 13º Departamento Regional de Saúde (DRS XIII).
Nesta terça-feira, mais 258 mil começaram a ser distribuídas pelo PEI. A primeira remessa, de 234 mil, chegou ao Estado na sexta-feira (14). Ribeirão Preto, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, pretende vacinar 60 mil crianças desta faixa etária, 8,33% da população da cidade, de 720.116 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Comorbidades
As primeiras vacinas destinadas a este público-alvo são para crianças com alguma das 21 comorbidades listadas pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, ou com deficiência permanente. Esta etapa deve prosseguir até 10 de fevereiro, segundo o Ministério da Saúde. Depois, terá início a imunização por faixa etária.
O início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos na cidade coincide com a aplicação da primeira vacina contra o coronavírus no município. Em 19 de janeiro do ano passado, a técnica de enfermagem Maria Lucia dos Santos, a Malu, de 45 anos, recebeu a Coronavac/Sinovac/Butantan no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).