Tribuna Ribeirão
Economia

‘Gatos’ sobem mais de 20% em Ribeirão

A CPFL Paulista, distribuido­ra do Grupo CPFL Energia que atende 4,38 milhões de clientes em 234 municípios no Estado de São Paulo, intensificou a fis­calização contra fraudes e furtos de energia em Ribeirão Preto. Em 2017 ante 2016, a concessio­nária registrou um crescimento de 20,5% no número de fraudes e furtos de energia – o popular “gato” –, passando de 4.824 mil para 5.813 mil casos, ou 993 a mais no ano passado. A média diária saltou de 13 para quase 16. São cerca de 484 crimes por mês – eram aproximadamente 402 no período anterior.

A concessionária atende cer­ca de 290 mil unidades em Ribei­rão Preto. O resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Co­mercial do Grupo CPFL Energia, que vem adotando novas tecno­logias e aplicando mais inteligên­cia em seus processos de moni­toramento e análise. Por conta disso, a concessionária ampliou em 35,7% o número de inspe­ções na cidade. Em 2017, foram executadas 22.025 inspeções em clientes residenciais, comerciais e industriais (1.835 por mês e 60 por dia), frente a 16.235 fiscaliza­ções em 2016 (média mensal de 1.353 e diária de 45).

Ao longo do ano passado, a CPFL Paulista conseguiu re­cuperar, em Ribeirão Preto, um volume de 13.951 MWh de ener­gia furtada, número que seria suficiente para abastecer 7.751 famílias compostas por até qua­tro pessoas pelo período de um ano. Para efeito de comparação, isso praticamente equivale ao número de clientes residenciais atendidos pela distribuidora na cidade de Altinópolis, na região de Ribeirão Preto.

O volume de energia re­cuperado em 2017 representa crescimento de 20,5% na com­paração com os resultados al­cançados em 2016. Na ocasião, o volume recuperado totalizou 11.578 MWh, suficiente para abastecer 6.432 mil residências. As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudado­res também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o rou­bo, acrescidos de multa.

Consumidores que adotam esta prática, popularmente co­nhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica cor­rem o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. Os canais para denúncia de fraudes e furtos estão disponíveis via e-mail ([email protected]) e pelo telefone 0800 774 4286.

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