O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), estará em Ribeirão Preto nesta sexta-feira, 10 de dezembro, para participar do RetomaSP, evento promovido pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos do Estado de São Paulo (InvestSP) que tem o objetivo de estimular a retomada da economia paulista e oferecer serviços de qualificação, de promoção de investimentos e de geração de renda para a população.
Garcia estará às onze horas em um evento voltado para empresários, gestores municipais, representantes de entidades e comerciantes, com palestras e serviços gratuitos e que acontece das 9h30 às 16 horas, no Centro Universitário Estácio, na avenida Maurilio Biagi nº 2.103, no bairro Santa Cruz do José Jacques, na Zona Leste. O vice-governador vai anunciar novos investimentos para a região.
Antes, às nove horas, ele vai abrir o RetomaSP, evento que será realizado das oito às 16 horas, na Esplanada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico. Anunciará a liberação de R$ 13 milhões em recursos para programas que têm como objetivo auxiliar, principalmente, a população mais afetada pela pandemia de covid-19. Durante o evento, acontecerá também a entrega das chaves de 72 viaturas do programa Segurança no Campo e de vouchers do Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor e crédito do Banco do Povo.
Na ocasião, Garcia ainda assina convênio para implantação da Praça da Cidadania em Ribeirão Preto, autorização para implantação do Polo de Empregabilidade Inclusivo e de dez novas unidades do Poupatempo na região.
O secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, também vai participar do evento fechado, assim como a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, e do economista Alexandre Schwartsman, entre outros.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, o evento vai promover um mutirão de serviços gratuitos. Pela primeira vez na região, a iniciativa contará com oferta de vagas de emprego, microcrédito pelo Banco do Povo, cursos de qualificação, solicitação de documentos pelo Poupatempo Digital, orientação profissional para pessoas com deficiência, entre outros serviços para apoiar toda a população da região.
O mutirão tem como alvo, principalmente, os cidadãos que foram mais afetados pela pandemia de coronavírus. Diversos estandes serão montados no local para atender trabalhadores, desempregados, estudantes e pequenos empreendedores, que poderão ter acesso a vários serviços.
Mais de mil vagas de empregos serão disponibilizadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). O Mutirão de Emprego vai oferecer mais de 160 serviços nos canais digitais do Poupatempo, além de microcrédito para microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos negócios pelo Banco do Povo, com taxas a partir de 0% ao mês. Ainda terá cursos do Empreenda Rápido e Empreenda Mulher, orientação e oferta de cursos de qualificação e inscrições para bolsas-auxílio com transferência de renda.
Quem precisar dos serviços da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) também pode comparecer. Ainda haverá palestras e atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP). O RetomaSP ainda vai oferecer empregos e orientação profissional para pessoas com deficiência, sobre vestibular e cursos das universidades Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Para participar do mutirão e do RetomaSP, o cidadão deve portar comprovante de vacinação (físico, via Poupatempo digital, ou ConecteSUS), usar máscara durante todo o tempo, respeitar os protocolos de distanciamento e passar por medição da temperatura. O público será conrtrolado e não é permitido o consumo de alimento dentro do evento.
Além de acompanhar várias palestras gratuitas, o visitante poderá ser atendido em estandes de entidades parceiras como a DesenvolveSP, Sebrae-SP, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Unesp, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), prefeitura de Ribeirão Preto e Associação Comercial e Industrial (Acirp).