A “gangue da marcha à ré” executou mais um ataque na madrugada desta quarta-feira, 14 de novembro, a nona ocorrência em cerca de 45 dias e a 10ª do ano. Desta vez, o alvo dos bandidos foi uma loja de roupas masculinas na avenida Demétrio Chaguri, a principal do Quintino Facci II, na Zona Norte de Ribeirão Preto. Há uma semana, no dia 7, o bando usou um carro para “arrombar” uma assistência técnica de celulares no Geraldo Correa de Carvalho, na mesma região.
O proprietário da Cabana Moda’s já pensava em instalar barras de concreto na frente da loja exatamente para tentar evitar a ação de ladrões, mas não deu tempo. Os bandidos furtaram peças de roupas e o prejuízo foi estimado em R$ 20 mil, segundo a vítima. A Polícia Civil investiga o caso. Desde 23 de setembro, outros oito estabelecimentos comerciais já haviam sido furtados antes do ataque de ontem. Em 2018 já são dez ocorrências, no mínimo, e o prejuízo já passa de R$ 250 mil. Antes da atual onda de crimes, o último caso havia sido registrado em janeiro, há cerca de nove meses, no distrito de Bonfim Paulista, e duas pessoas foram detidas.
Em 25 de outubro, policiais militares prenderam um suspeito maior de idade e apreenderam um menor que seriam integrantes da “gangue da marcha à ré”, investigada por furtos em estabelecimentos comerciais de Ribeirão Preto. Uma denúncia anônima via Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) informou que duas pessoas estariam “oferecendo” roupas e acessórios por valores aquém dos praticados pelo mercado.
A dupla foi detida na Vila Albertina, Zona Norte da cidade. A equipe da Força Tática da PM foi até a rua Paramirim e deteve um homem de 35 anos e um adolescente de 16 com peças de roupas furtadas e um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. Na Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada, o adulto afirmou que “apenas” comprava a roupa que o menor estaria vendendo, mas aos policiais eles teriam confessado o assalto. Ontem, a PM deteve o suspeito de roubar roupas de uma loja na avenida professora Dina Rizzi, no Jardim Cândido Portinari, na Zona Leste.