A forte chuva com “rajadas” de vento que caiu em Ribeirão Preto, na tarde desta sexta-feira, 17 de novembro, causou estragos e, desta vez, fez uma vítima. Um homem de 57 anos ficou ferido ao ser atingido pelo galho de uma árvore que despencou no calçadão da praça XV de Novembro, na região central da cidade, umas das mais movimentadas.
O acidente aconteceu por volta das 15 horas. Segundo testemunhas, um dos galhos de uma árvore de grande porte se soltou com a força do vento e caiu em cima da vítima. Ele estava próximo a uma tenda de serviços, onde eram feitos atendimentos de orientação sobre o desligamento do sinal analógico na região de Ribeirão Preto, a partir do próximo dia 29.
A vítima foi retirada debaixo do galho pelas pessoas que passavam pelo local. O Corpo de Bombeiros foi chamado, e fez o encaminhamento do homem até o Hospital Santa Lydia, onde ele passou por atendimento. O homem sofreu fraturas na mão esquerda e nos dedos do pé direito. Os bombeiros registraram mais quedas de árvores – um caiu na avenida Ivo Pareschi, no Parque das Andorinhas, Zona Norte.
Em Morro Agudo, uma mulher de 73 anos sofreu uma descarga elétrica dentro de casa durante um temporal na quinta-feira (16). Ela foi transferida ontem para Ribeirão Preto e está internada na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas. Segundo a Polícia Militar, familiares da vítima contaram que houve uma queda de energia, devido ao rompimento da rede de alta tensão. Um fio de 13 mil volts caiu sobre a casa e, logo depois, a idosa decidiu desligar a televisão da tomada.
Nesse momento, ainda de acordo com a PM, a vítima recebeu a descarga que a jogou de costas no chão. Ela sofreu queimaduras nos braços, no rosto e no pescoço, e foi socorrida a um hospital no município, onde foi internada em coma induzido. Devido ao estado de saúde, a idosa acabou transferida ao HC-UE.
Ela permanece internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI), em estado grave, segundo a assessoria da instituição. Em nota, a CPFL Paulista informou que o rompimento na rede elétrica ocorreu devido a uma “descarga atmosférica durante um temporal” e que houve interrupção no fornecimento de energia no bairro”.
A distribuidora informa que rapidamente deslocou equipes até o local, “que realizaram o serviço de reparo no condutor”, diz o comunicado. A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência não-criminal e o delegado João Baptistussi Neto chefia a investigação do caso.