Os Delegados de Polícia Dr. Ricardo Turra e Dr. Alexandre Jorge Daur Filho, recebe a medalha das mãos do presidente da ACIRP, Dorival Balbino e do diretor do Tribuna, Eduardo Ferrari
A Polícia Civil do estado de São Paulo nasceu junto à Secretaria dos Negócios da Justiça, em 1841, tendo como primeiro chefe de polícia, o conselheiro Rodrigo Antônio Monteiro de Barros. No ano seguinte, surgiu o cargo de Delegado de Polícia. Em 1916, foram inauguradas sete delegacias regionais: Santos, Campinas, Guaratinguetá, Botucatu, Araraquara, Itapetininga e Ribeirão Preto.
Dentre os avanços tecnológicos que fez a polícia civil nesses cem anos, está o setor de identificação. Em 1938, Ricardo Gumbleton Daunt o revolucionou dividindo-o em quatro fases: fotografia, antropometria, dactiloscopia e aplicação (de vários recursos da ciência da identidade), e desde a sua criação, o instituto de identificação, que leva o seu nome, o IIRGD, já identificou mais de 40 milhões de pessoas, e atualmente emite mais de 10 mil cédulas de identidade por dia, entre primeiras e segundas vias.