Na tarde de quarta-feira, 2 de fevereiro, no Palácio do Rio Branco, o Grupo Amigos da Fotografia oficializou a doação de acervo da obra “O Passado Manda Lembrança” para o Instituto do Livro de Ribeirão Preto. São 250 exemplares de duas edições, “O Passado Manda Lembrança IV” e “O Passado Manda Lembrança V”.
O livro é composto por fotografias e textos variados. A obra mostra como prédios e locais eram no passado e como estão agora. A produção é do Grupo Amigos da Fotografia e contém 75 fotos antigas e 75 fotos atuais, acompanhadas de 75 versos de Antonio Carlos Tórtoro.
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) lembrou que uma edição do livro foi colocada por ele em uma cápsula do tempo, em 2017, que será aberta no bicentenário da cidade, em 2056. “Este trabalho é extremamente relevante para perpetuar a memória destes locais e deixar para as próximas gerações o registro que se perderia sem um trabalho visual como este”.
“Esses registros e a memória visual nos transportam para a história da nossa cidade, e nas principais atividades culturais que temos, o Amigos da Fotografia sempre esteve presente”, afirma Cristiane Bezerra, presidente do Instituto do Livro de Ribeirão Preto.
No encontro também estiveram presentes a secretária da Cultura e Turismo, Isabella Pessotti, o secretário adjunto Pedro Leão, a diretora de atividades culturais, Gislaine Oliveira, a coordenadora de comunicação Rennata Bianco e os representantes do GAF, Elza Rossato e a doutora Fernanda Ripamonte.
O Instituto do Livro de Ribeirão Preto fará o trabalho de distribuição do acervo, que chegará a organizações sociais, centros culturais, escolas e demais entidades ligadas à cultura, educação e história. O objetivo é democratizar o acesso à obra e à memória da cidade.