Uma campanha de educação ambiental de iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE) em Ribeirão Preto, por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), deverá ganhar atenção especial da mídia nos próximos meses. Trata-se do “Meu Ambiente”. A ideia surgiu após uma audiência pública realizada em Ribeirão Preto em abril de 2016 com a participação de órgãos e instituições ambientais, além da sociedade civil.
Na audiência, os representantes ambientais elegeram o tema educação ambiental, voltada ao saneamento, para ser desenvolvido através de políticas públicas. Segundo a promotora Cláudia Maria Lico Habib Tofano, a partir da audiência foram realizadas, posteriormente, várias reuniões no Gaema com órgãos ambientais, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, prefeitura de Ribeirão Preto e sociedade civil.
Os envolvidos entenderam que uma ampla campanha publicitária seria necessária para conscientizar a população a agir adequadamente em relação aos resíduos sólidos. “O intuito é realizar a divulgação da campanha através de jornal, rádios, revistas, outdoors, periódicos e TVs, entre outros”, explica a promotora. Segundo ela, a campanha que “aborda resíduos, água, queimadas, vegetação e fauna, é conscientizar a população para que tenha condutas ambientalmente adequadas, que não degradem o meio ambiente”.
MEU AMBIENTE
Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda foram os responsáveis pela campanha ‘Meu Ambiente’. O tema resíduos será o primeiro, e os demais virão na sequência.
A coordenadora da Agenda Ambiental do Moura Lacerda e vice-presidente do Comitê da Bacia do Pardo, professora Marisa Heredia, participou efetivamente do projeto, sendo uma das interlocutoras entre a comissão e a Faculdade. A professora classificou a união de esforços interinstitucionais em “uma rara parceria”. Heredia afirmou que a campanha desenvolvida pelos estudantes da Faculdade cumprem um dos objetivos da Agenda Ambiental do Moura Lacerda “no sentido de promover ações internas e externas à instituição, que visem a sensibilização de pessoas e, consequentemente, envolvimento na tomada de decisões, em busca de soluções relativa aos problemas ambientais”.
A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, professora Carmem Justo, explicou que o engajamento dos estudos foi dentro de um projeto de extensão universitária, denominado Publicitários Solidários. “Neste projeto, os estudantes são estimulados a realizar trabalhos sociais diferentes frentes de cidadania”, explica. Diretamente sobre a campanha realizada ao MPE/GAEMA, Carmem Justo disse que todo o processo demorou um ano e meio e foi desenvolvido de maneira acadêmica. “Ano passado os alunos do quarto período, orientados pelo professor Fernando Mello, participaram de todo o processo, como recepção do brieffing, conhecimento específico com palestra com a professora Marisa Heredia e tempo de pesquisa. Depois as primeiras propostas surgiram. A partir das apresentações uma triagem foi realizada e um foi eleito para ser apresentado ao MPE”, explicou.
Com a apresentação e aprovação, os trabalhos começarão a ser vinculados de maneira participativa, ou seja, com a colaboração dos veículos de comunicação. “Todo o processo foi de maneira voluntária. Agora o passo é encontrar parceiros para que possamos dar os passos seguintes”, explica o professor Fernando Mello.”As atividades de responsabilidade socioambiental do Moura Lacerda têm sempre um duplo papel: são benefícios para a comunidade e processos educativos e de aplicação prática para nossos alunos”, finaliza Mello.
A primeira campanha se refere a resíduos sólidos (entulho). Posteriormente serão abordados os temas: água, queimadas, vegetação e fauna. O jornal Tribuna Ribeirão divulgará em suas páginas a campanha ‘Meu Ambiente’.
PEÇAS PUBLICITÁRIAS que serão veiculadas pela mídia imprensa. Jornal Tribuna aderiu à campanha