O Grupo de Apoio ao Centro Especializado em Oncologia (Gaceon), localizado na Rua Bernardino de Campos, no Centro de Ribeirão Preto, foi alvo de criminosos durante o último final de semana. A unidade teve vários produtos furtados, assim como parte da estrutura depredada pelos criminosos.
O incidente foi constatado nessa segunda-feira, 24 de janeiro, quando uma voluntária chegou na unidade e se deparou com a situação. De acordo com a presidente do Gaceon, Gisela Grandini Cunali, foram furtadas dez caixas de leite, que totalizaram 120 L, materiais de limpeza, descartáveis, além de matéria prima que são utilizados para a confecção dos itens que comercializam em seus bazares. Foram furtadas peças de tecidos e todas as máquinas de costura, cujo valor é alto.
“Foi um prejuízo grande, porque, além do furto dos objetos, existe também a questão da depredação predial. A porta foi totalmente quebrada, os vidros foram quebrados. Foram levadas as chaves das portas e dos cadeados das janelas, por isso tivemos que trocar tudo”, disse Gisela.
“Ficamos muito chateadas. Não só pela perda em si, mas por pensar que tudo o que tínhamos foi conquistado ao longo de 26 anos de existência, com tanto esforço e dedicação por parte das voluntárias. Todo mundo sabe que aquela casa [Gaceon] tem seus recursos 100% voltados para o paciente. Agora vamos ter que angariar novos recursos para comprar esses maquinários. Vamos correr atrás”, completou. Diante da situação, o caso já foi registrado junto à Polícia Civil e ainda deve ser investigado.
Com o retorno às atividades previsto para o dia 30 de janeiro, o Gaceon, que é uma casa de apoio aos pacientes de radioterapia e quimioterapia que são de cidades vizinhas, está precisando de doações. Ainda segundo a presidente do grupo, quem puder ajudar com recursos financeiros, alimentos ou insumos, poderá entrar em contato pelo telefone (16) 99199-6566.