Tribuna Ribeirão
Cultura

Gabriel Diniz – Avião não podia fazer táxi aéreo

Segundo o Registro Ae­ronáutico Brasileiro (RAB), o avião que transportava o cantor e compositor Gabriel Diniz, de 28 anos, não tinha licença para fazer táxi aéreo e era registrado apenas para voos de instrução. Ele também estava em situação de penhora. A aeronave pode­ria, porém, ser utilizada para uso pessoal dos diretores, e estava com a manutenção em dia, se­gundo o Aeroclube de Alagoas.

O acidente será investigado pela Aeronáutica por meio do Centro de Investigação e Pre­venção de Acidentes Aeronáu­ticos (Cenipa), com o objetivo de evitar novas ocorrências se­melhantes. Investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) trabalham na ocorrência.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa, em nota, que, segundo dados do RAB, a aeronave estava em situa­ção regular, com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020. O avião, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft, era de proprieda­de do Aeroclube de Alagoas. Esse modelo é um monomotor com capacidade máxima de três pas­sageiros mais a tripulação, totali­zando quatro assentos.

A Anac abriu investigação a respeito. Em nota, a agência disse que o “avião não poderia prestar serviços fora de sua finalidade, incluindo o transporte remune­rado de pessoas”. Dentro do avião, Gabriel Diniz gravou um vídeo em que fala a um empresário de Alagoas: “Tive que pagar os custos (….)”. No contexto, pode ser uma referência ao abastecimento an­tes da viagem e ao pagamento de taxas aeroportuárias para operar em Feira de Santana, de onde o avião partiu.

A agência também suspen­deu as operações do Aeroclube de Alagoas, dono do avião. Ou­tras nove aeronaves que perten­cem ao aeroclube foram interdi­tadas e estão proibidas de voar. O aeroclube informou acreditar que o processo seja “tempo­rário”. Ao final da apuração, a Anac pode encaminhar denún­cia ao Ministério Público e à polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal.

O cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, autor do hit “Jenifer”, morreu na segunda-feira, 27 de maio, depois que a aeronave caiu no sul de Sergipe. O Corpo de Bombeiros de Estância, cida­de próxima à região de mangue onde ocorreu a queda, recebeu as primeiras informações por volta das 12h30. No local, foram encontrados três corpos: do can­tor, e do piloto Linaldo Xavier e do copiloto Abrãao Farias, am­bos diretores do Aeroclube de Alagoas. O velório e o enterro do cantor foram realizados nesta terça (28), em João Pessoa (Para­íba), cidade onde ele cresceu.

Diniz estaria de carona no avião, que partiu de Salvador (BA) rumo a Maceió (AL), para fazer surpresa no dia do aniver­sário da noiva, Karoline Calhei­ros. No domingo (26), ele havia realizado um show em Feira de Santana (BA). Depois, em suas redes sociais, postou fotos da apresentação e uma mensagem de agradecimento à cidade.

Fãs de Gabriel Diniz chega­ram no início da manhã desta terça-feira ao Ginásio Ronaldão, em João Pessoa (PB), para acom­panhar o velório do cantor. A ce­rimônia foi aberta ao público às oito horas, após a liberação dos fa­miliares. O corpo foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe na noite de segunda-feira e chegou por volta das cinco horas da manhã desta terça ao ginásio.

No local, mensagens e coroas de flores ambientavam o espaço. Uma missa foi celebrada às 15 ho­ras pelo Padre Luiz Carlos. Após a cerimônia, o corpo do cantor seguiu em cortejo em carro aber­to do Corpo de Bombeiros para o Cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo. O sepul­tamento foi restrito a familiares e amigos de Gabriel.

Postagens relacionadas

CASA DA CULTURA – Espaço agenda ensaios e oficinas

Redação 1

Show de Beatles 4ever no Municipal

Redação 1

USP Filarmônica e As Quatro Estações de Vivaldi na FDRP-USP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com