Tribuna Ribeirão
Geral

Gabriel Diniz – Avião de cantor caiu por mau tempo e erro

MARCELO GONÇALVES/SIGMA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Condições meteorológicas adversas, atitude do piloto e indisciplina do voo levaram à queda da aeronave que trans­portava o cantor Gabriel Di­niz, de 28 anos, em maio de 2019. As afirmações estão no relatório do Centro de Investi­gação e Prevenção de Aciden­tes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgado na quinta-feira, 29 de outubro.

O relatório investigou as causas que levaram ao aci­dente com a aeronave Piper Cherokee PT-KLO, modelo PA-28-180, ocorrido no dia 27 de maio de 2019. O documento aponta seis fatores para a queda do avião. Além da atitude do piloto e das condições meteoro­lógicas adversas, foram listados: indisciplina de voo, julgamento de pilotagem, planejamento de voo e processo decisório.

Segundo o órgão, “sob con­dições meteorológicas adver­sas, houve desprendimento de componentes da aeronave em voo, seguindo-se da queda da aeronave”. A aeronave caiu no Povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Ser­gipe. Gabriel Diniz, cantor da música “Jenifer”, ia de Salvador para Maceió para encontrar a namorada, Karoline Calheiros, e a família.

No acidente, morreram, além de Gabriel, Linaldo Xavier e Abraão Farias, ambos pilotos. No momento do acidente, ape­nas o primeiro estava exercen­do a função, de acordo com a Cenipa. O relatório aponta que o piloto não avaliou adequa­damente os parâmetros para a operação da aeronave com a decisão do prosseguimento do voo em condições meteoroló­gicas desfavoráveis.

Com 83h50m de experiên­cia de voo, o piloto Linaldo Xa­vier estava somente qualificado para realizar o voo em rota em condições estritamente visuais. A habilitação de Avião Mono­motor Terrestre (MNTE) era válida. “Não considerar os pro­cedimentos previstos para se manter em condições de voo visuais concorreu para a ex­posição da aeronave a elevado risco de acidente”, diz um tre­cho da decisão.

Outro fator citado pelo Ce­nipa é a indisciplina do voo. “Ao ingressar em área com instabilidade atmosférica e for­mações meteorológicas, o pi­loto deixou de observar a ICA 100-12/2016 Regras do Ar, que estabelecia os mínimos de visi­bilidade e distância de nuvens em Condições Meteorológicas de Voo Visual (VMC).”

Assim, o relatório concluiu que houve inadequação nos trabalhos de preparação reali­zados pelo piloto para aquele tipo de operação. “A decisão de manter o voo para Maceió, em condições incompatíveis com o voo visual, demonstraram fragilidades na avaliação da si­tuação, cujos prováveis impac­tos na segurança do voo não foram adequadamente consi­derados”, afirmou o órgão.

Boechat
A falta de manutenção do helicóptero foi um fator determinante para o aciden­te que provocou a morte do jornalista Ricardo Boechat, em 11 de fevereiro de 2019. A conclusão consta de relatório divulgado na quinta-feira, 29 de outubro, pelo Cenipa.

O Cenipa destaca que parte da documentação que atestaria a segurança do helicóptero es­tava faltando ou desatualizada. Um dos documentos locali­zados indicava que a última revisão feita no módulo do compressor, um dos compo­nentes do motor da aeronave, havia sido feita em 1º de julho de 1988.

Além da falha no motor, outro aspecto que colaborou para a queda do helicóptero foi o descuido com a troca de óleo necessário para lubri­ficação adequada de engre­nagens. A aeronave era um monomotor com capacidade máxima de quatro passagei­ros, mais a tripulação, da fa­bricante Bell Helicopter.

De acordo com o Cenipa, a atitude do piloto, Ronaldo Quatrucci, também contri­buiu para o desfecho. Segun­do o Cenipa, Quatrucci não tinha a devida qualificação para realizar o serviço de táxi aéreo. O acidente ocorreu quando Boechat partia do resort Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), onde havia participado de um evento, rumo a São Paulo.

Postagens relacionadas

Pandemia reforça importância do braille para deficientes visuais

William Teodoro

Rodoviária espera por 12 mil pessoas

Redação 1

Aparecida, a imagem que virou símbolo do Brasil

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com