Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Gabriel Bernardi Costa assume a Secretaria da Justiça

Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, Gabriel Bernardi Costa vai assumir a Secretaria Municipal de Justiça em substituição a Gustavo Furlan Bueno, agora titular da pasta da Administração. O cargo vinha sendo ocupado interinamente por Othon Castrequini Piccini.

Com uma vasta experiência acadêmica e profissional, Gabriel Bernhardi Costa traz consigo uma sólida formação 0e um compromisso com as pautas relacionadas à justiça e aos direitos fundamentais.  É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Também na USP obteve o título de mestre em Direito. Atualmente, encontra-se em fase de doutoramento em Direito pela Universidade de Sassari, na Itália. Como advogado, Gabriel Bernardi Costa acumula uma trajetória marcada pela defesa dos direitos individuais e coletivos.

As alterações no secretariado do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) ocorreram depois que Ricardo Fernandes de Abreu deixou a Secretaria de Administração de Ribeirão Preto após denúncia de violência doméstica supostamente praticada em 27 de janeiro, em Santa Ernestina (SP), contra a esposa e o sogro.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Santa Ernestina. A mulher de Ricardo Fernandes de Abreu, todavia, pediu medida protetiva de emergência e foi acompanhada de um escrivão até o Plantão de Polícia, na Delegacia de Taquaritinga, onde o documento fosse elaborado.

Consta no registro da Polícia Militar que Abreu estaria armado com uma faca de lâmina grande. Ele já foi vice-prefeito de Santa Ernestina entre 2009 e 2012 e prefeito de 2013 a 2016. Segundo o boletim de ocorrência, a briga ocorreu em uma farmácia na rua Vinte e Um de Março, na Vila Bonfim.

Em seguida, o ex-prefeito de Santa Ernestina e ex-secretário de Ribeirão Preto saiu com seu carro. Ao sair, todavia, bateu o veículo contra o da esposa, um Chevrolet Tracker. Filha e pai procuraram atendimento em um pronto-socorro, onde receberam curativos nos ferimentos e realizaram exame de corpo de delito.

Ricardo Fernandes de Abreu teria agredido com chutes e socos sua esposa e seu sogro. Ele encaminhou nota à redação do Tribuna. “Esclareço que estão sendo veiculadas matérias a meu respeito e envolvendo meu nome, que não refletem a realidade dos fatos”, diz o ex-secretário da Administração.

“Informo que os esclarecimentos serão prestados em momento oportuno, através da Justiça, sendo que a verdade será esclarecida. Por fim, destaco que meu pedido de exoneração foi para resolver questões de foro íntimo, em nada impactando no trabalho desenvolvido na prefeitura de Ribeirão Preto.”

No ano passado, o secretariado de Duarte Nogueira sofreu sete alterações. A última foi a nomeação de Leônidas Chaves de Oliveira Neto, que substituiu José Eduardo Molina na Secretaria de Inovação e Desenvolvimento. Com as duas mudanças anunciadas na semana passada, já são 14 alterações no alto escalão em três anos.

A administração tucana contabiliza 19 mudanças no segundo mandato (2021-2024), além de apresentar três novidades por causa reforma administrativa e da transformação do Daerp em Secretaria Municipal de Água e Esgoto (Saerp), entre o final de 2021 e o começo de 2022.

Primeiro mandato – No primeiro mandato de Duarte Nogueira à frente da prefeitura de Ribeirão Preto, ocorreram 24 mudanças no alto escalão. Foram 15 baixas e nove remanejamentos em 17 das então 25 secretarias, autarquias, empresas de economista mista e principais repartições municipais, 68% do total. Em quatro anos, não houve mudanças em oito dos 25 setores principais, 32% do total.

Foto: Fernando Gonzaga

Nova composição
da administração

Secretaria de Justiça
Gabriel Bernardi Costa
Secretaria da Administração
Gustavo Furlan Bueno
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento
Leonidas Chaves Neto
Secretaria da Assistência Social
Gláucia Berenice
Secretaria de Esportes
Ricardo Aguiar
Secretaria da Saúde
Jane Aparecida Cristina
Secretaria do Meio Ambiente
Laurindo Antônio da Silva
Secretaria da Casa Civil
Alessandro Hirata
Secretaria de Governo
Antonio Daas Abboud
Secretaria de Obras Públicas
Pedro Luiz Pegoraro
Secretaria da Cultura e Turismo
Pedro Leão
Secretaria da Educação
Felipe Elias Miguel
Secretaria da Fazenda
Afonso Reis Duarte
Secretaria da Infraestrutura
Catherine D’Andrea
Secretaria de Planejamento e Gestão Pública
Daniel Marques Gobbi
Secretaria de Água e Esgoto
Antonio Carlos de Oliveira Junior
Companhia Habitacional Regional
Nilson Baroni
Empresa de Trânsito e Transporte Urbano
Marcelo Galli
Fundação Dom Pedro II
Nicanor Antonio Lopes
Guarda Civil Metropolitana
Domingos Fortuna
Instituto de Previdência dos Municipiários
Maria Regina Ricardo
Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários
Tássia Corrêa Rezende
Companhia de Desenvolvimento Econômico
Everaldo Oliveira Rocha
Coordenadoria de Comunicação Social
Rennata Bianco
Fundo Social de Solidariedade
Mariana Jábali (atual)
Divisão de Bem-Estar Animal
Danielle Soares Girolla
Defesa Civil
Tiago Caldeira
Fiscalização Geral
Antonio Carlos Muniz
Órgão de Proteção ao Consumidor (Procon-RP)
Francisco Mango Neto
Controladoria-Geral do Município
Renato Bin

Postagens relacionadas

Justiça proíbe Bolsonaro de abrir igrejas e lotéricas em todo o país

Redação 1

STF decide impedir conduções coercitivas

Redação 1

Após sucesso na primeira temporada, musical “Kafka e a Boneca” chega a Ribeirão Preto

Redação 4

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com