Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no último domingo (5) precisarão esperar mais um pouco para conferir os gabaritos oficiais das provas objetivas. Eles serão divulgados até o dia 24 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cerca de 2,8 milhões de candidatos fizeram as primeiras provas do exame no final de semana. O Enem seguirá sendo aplicado neste domingo (12). O primeiro dia de provas registrou uma taxa de faltosos de 28,1%. Segundo o Inep, 3.933.870 pessoas se inscreveram para o exame.
Atingido por fortes chuvas na sexta-feira (3), o Estado de São Paulo registrou um índice de abstenção de 26,8%, abaixo da média nacional. Estudantes de 17 cidades da macrorregião participam do Enem 2023. São 32.519 jovens e adultos. Em Ribeirão Preto são 12.199.
Nas quatro principais cidades da macrorregião são 21.272 estudantes. Além dos 12.199 ribeirão-pretanos, há 5.412 de Franca, 2.143 de Sertãozinho e 1.518 de Jaboticabal. Segundo o Inep, apenas após o fim da aplicação das provas é que será possível ter acesso ao gabarito oficial e aos cadernos de provas, que serão divulgados na internet, na página do Inep.
Já o resultado final será divulgado apenas no dia 16 de janeiro de 2024, conforme o edital do exame, na Página do Participante. No domingo, os estudantes fizeram as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. No próximo, dia 12, farão as provas objetivas de ciências da natureza e matemática.
As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem também pode ser usado para estudar no exterior.