Tribuna Ribeirão
Justiça

Fux cancela retorno presencial ao STF

© Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu nesta quarta-feira, 26 de janeiro, cancelar o retorno presencial à Corte previsto para o próximo dia 1º de fevereiro, quando termina oficialmen­te o recesso judicial. A decisão também impacta a tradicional cerimônia de abertura do ano no Poder Judiciário, momen­to em que autoridades como o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os presidentes do Legislativo federal comparecem à Suprema Corte, mas que ocorrerá de ma­neira remota neste ano.

Na portaria com as no­vas diretrizes, Fux também determina a prorrogação do trabalho remoto até o fim de fevereiro, “em razão dos índi­ces elevados de transmissão e contaminação por covid-19 e influenza no Distrito Federal”, conforme nota divulgada pelo STF. A decisão será publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) desta quinta-feira (27).

Em outubro do ano passado, Fux autorizou a retomada das atividades presenciais no Supre­mo mediante a apresentação do comprovante de vacinação con­tra a covid-19, o chamado “pas­saporte da vacina”. A medida foi adotada em meio ao avanço do Programa de Operacionalização da Imunização (PNO) no país e, mesmo assim, o retorno ocor­reu de maneira gradual durante o mês de novembro.

O presidente do STF é a primeira autoridade da praça dos Três Poderes a definir os protocolos de retomada das atividades em meio ao surto da variante Ômicron do novo coronavírus e da influenza. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Pro­gressistas-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ainda não definiram as diretri­zes de retorno dos parlamenta­res às atividades legislativas no próximo dia 2 de fevereiro.

O Distrito Federal atingiu nesta terça, 25, a ocupação má­xima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponí­veis. Dados do Imperial College de Londres, referência nos estu­dos sobre a pandemia, constata­ram que a taxa de transmissão (Rt) no Brasil já é a maior desde julho de 2020, com 1,78, e segue em expansão. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas infectam outras 178.

Postagens relacionadas

Vídeo pode complicar a situação de Bolsonaro

Redação 1

STF solta mais 130 pessoas

William Teodoro

Conciliação: acordos em RP geram R$ 4,99 mi 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com