A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) antecipou para esta quarta-feira, 17 de março, a lista de aprovados na primeira chamada do vestibular de 2021 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). A divulgação estava prevista para sexta-feira (19).
Foram chamados 8.242 candidatos para cursos de todas as áreas oferecidos em sete cidades do estado: São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga, Bauru e Lorena. Os estudantes poderão se matricular virtualmente no período compreendido entre esta sexta-feira (19) e a próxima terça-feira (23), das oito às 16 horas.
A matrícula ocorre em duas etapas, com preenchimento de formulário, apresentação de documentos, validação da documentação pela USP e confirmação. A lista da segunda chamada será divulgada no dia 29 deste mês e a da terceira, no dia 5 de abril.
Além das 8,2 mil vagas disputadas no vestibular da Fuvest, são oferecidas 2.905 vagas para preenchimento pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O início das aulas de 2021 está marcado para 12 de abril. A lista com os alunos selecionados na primeira fase está disponível na página da Fuvest https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest_2021_chamada_1.pdf
O ranking que revela a concorrência entre os cursos do vestibular reflete a mesma tendência de anos anteriores. Segundo a Fuvest, as carreiras de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) na capital e em Ribeirão Preto ficaram na frente, respectivamente com 154,6 e 129,1 candidatos por vaga.
A terceira posição é do curso de Medicina de Bauru, com 78,4 candidatos por vaga. Outros cursos concorridos são Psicologia (78,1 por vaga, em Ribeirão Preto é de 41,9 por vaga, o segundo mais concorrido) e Relações Internacionais (55,3). A USP oferece 11.147 vagas em 30 cursos de graduação. Em Ribeirão Preto, Barretos e Franca, as provas foram aplicadas em 19 locais. Segundo a Fuvest, nestas três cidades, 11.664 estudantes estavam inscritos.