Daniel S Pitta Marques *
André Lucirton Costa **
A Gestão no futebol abrange um conjunto de conceitos e práticas para melhorar a eficácia e eficiência de clubes, federações, ligas e eventos esportivos. Essas técnicas se desenvolveram ao longo de anos para atender às demandas esportivas, financeiras e organizacionais do esporte. O Brasil não ficou indiferente a esse movimento.
A definição de objetivos de longo prazo, incluindo metas esportivas (títulos, classificações em campeonatos) e financeiras (aumento de receitas, controle de custos), e formas de alcança-los, utilizando análises estratégias que antes eram restritas a empresas (tais como identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), passaram a fazer parte da gestão de organizações do esporte.
A chamada “Governança Corporativa” condensa princípios e práticas essenciais em tal movimento. Transparência, prestações claras de contas para torcedores e investidores, ética, conformidade, ações de combate à corrupção e atuação de conselhos consultivos e deliberativos são ferramentas atuais que despontam como práticas capazes de incrementar a qualidade da gestão, a manutenção da reputação e a atuação das organizações esportivas na sociedade. São instrumentos de inclusão do torcedor, de perpetuação da “marca” do time e de responsabilização dos agentes que cuidam da gestão de um patrimônio coletivo historicamente construído.
Entre as mudanças do setor, podem ser verificadas ações que buscam conciliar uma maior cultura empresarial (“de resultados”) com a participação de diferentes grupos de interesse, estando os torcedores no principal deles. Há exemplos como planos de sócio torcedor com direito a voto em assembleias e decisões importantes; cooperativas de torcedores, como em modelos do FC Barcelona ou do Bayern de Munique; consultas públicas e assembleias abertas; plataformas de participação on-line; conselhos de torcedores e de torcidas organizadas, entre outros. São ações que podem tornar uma gestão dinâmica, transparente, respeitando a história e tradições de um clube, bem como o senso de pertencimento de sua coletividade.
Outras iniciativas que despontam no cenário da gestão de futebol são os programas de sócios com benefícios, política de descontos e de fidelidade. Também podemos citar Crowdfunding para capitalização em projetos específicos, gerando sustentabilidade financeira. Plataformas de entretenimento e geração de conteúdo, que incentivam uma maior conexão de torcedores com o clube e seus processos decisórios. Vale lembrar que dirigentes precisam atuar de acordo com os melhores interesses dos mais diversos grupos, de maneira a legitimar e justificar a sua atuação nos processos decisórios do clube. Ao incluir o torcedor na gestão, o futebol se torna mais representativo e alinhado com os interesses de todos os envolvidos.
Nesse sentido a FEARP/USP e o Botafogo F. C. prepararam um seminário para discutir e conhecer melhor a organização do futebol profissional, os mercados, possibilidade de atuação profissional, governança, capacitação das pessoas e da gestão, entre outros desafios contemporâneos.
Entre os temas tratados, serão compreendidos: “o mercado do futebol, perspectivas, possibilidades de atuação e o papel do gestor”; e “novos desafios para os negócios do futebol: governança, responsabilidade social, gestão de riscos, operações e a inserção da mulher”. Além desses temas que serão apresentados no auditório Ivo Torres da FEARP/USP, haverá uma apresentação/visita à sede do Conselho Deliberativo do Botafogo Futebol Clube, onde representantes de diferentes esferas do clube farão uma apresentação sobre o tema: “Clube empresa: uma panaceia? Perspectivas, atuação, governança e desafios para o Botafogo F. C.”
Os participantes são pessoas de destaque no meio futebolístico e acadêmico, provenientes de diferentes locais do Brasil. Participem, o evento é aberto, gratuito e inclusivo.
* Doutor em Governança na gestão de futebol (FEARP/USP). Presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo F C.
** Professor da FEARP/USP e membro do Conselho Consultivo da ANATOR (Associação Nacional de Torcidas Organizadas).