Tribuna Ribeirão
Esportes

Futebol do Botafogo passará a ser S/A

O futebol profissional do Botafogo passará a ser uma S/A (Sociedade Anônima), já a par­tir do Campeonato Brasileiro da Série C, com a participação de um grande investidor. Segundo fonte ligada ao clube, a princípio ela será estabelecida em capital fechado (seus valores mobiliá­rios não passam por negocia­ções na bolsa) e, na sequência, com tempo indeterminado, de capital aberto, aí já com partici­pação na Bovespa, por exemplo. O nome do investidor inicial não foi informado, mas não se trata do Banco Axial, com quem o clube fez recentemente um grande acordo para a quitação de dívidas. “Importante salientar que apenas o futebol profissional irá passar por esse processo, que é inédito”, disse a fonte.

O assunto, que deverá alterar profundamente a vida financei­ra do clube será discutido no Conselho Deliberativo do Bota­fogo, em reunião extraordinária, no dia 5 de março de, segunda­-feira, no estádio Santa Cruz. Na noite desta segunda-feira (27), diretores estiveram reunidos para tratar dos últimos detalhes do processo desencadeado há alguns meses. “Será muito im­portante e decisivo para a vida do futebol profissional do clube, pois isto irá mudar paradigmas e dará equilíbrio financeiro para que o clube viva sem sobressal­tos”, destacou.

Projeto de lei – Em abril do ano passado, o deputado Otavio Leite (PSDB/RJ) apresentou à Câmara dos deputados, o proje­to de lei 5.082, que cria a socie­dade anônima do futebol (SAF) e estabelece “procedimentos de governança e de natureza tri­butária para modernização do futebol”. Trata-se de uma elogiá­vel iniciativa que pode colocar o Brasil no caminho de recupera­ção e do desenvolvimento deste esporte que é um elemento cru­cial da cultura do país.

A SAF é um tipo especial de sociedade empresarial, que se rege, prioritariamente, por sua lei própria. Porém, a ela se aplica, de modo complementar e na­quilo que não for expressamente tratado no projeto, o disposto na lei 6.404/76.

Ela deve ter seu capital di­vidido em ações, e a responsa­bilidade de seus acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

Constitui-se a SAF: pela trans­formação de um clube; pelo clu­be, com a transferência de ativos relacionados ao futebol para for­mação do capital; pela iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas que assumam direitos de clube exis­tente; ou pela transformação de sociedade empresária que tenha por objeto a prática de futebol e que participe de competições desportivas profissionais.
Seu capital social poderá ser formado em dinheiro ou em qualquer espécie de bem, suscetível de avaliação em dinheiro. Neste caso, o bem deve ser avaliado por empre­sa especializada.

Pode ser acionista da SAF pessoa natural residente no país ou pessoa jurídica ou fundo de investimentos, constituído, em qualquer destas hipóteses, de acordo com as leis brasileiras e que tenha sua sede no territó­rio brasileiro. A pessoa jurídica ou fundo de investimentos que detiver participação igual ou superior a 10% do capital de­verá, no prazo de cinco dias, informar à SAF e comunicar ao público o nome da pessoa física que lhe for controladora.

As ações de emissão da SAF podem ser ordinárias ou preferenciais. O número de ações preferenciais sem direi­to a voto não pode ultrapassar 50% do total das ações emiti­das. As ações ordinárias pode­rão ter uma ou mais classes. A SAF emitirá, necessariamente, ação ordinária classe A, que somente poderá ser subscrita pelo Clube que a constituir.

Salários – O Botafogo co­meça a pagar nesta quarta e quinta-feira os pagamentos dos salários que estão atrasa­dos há seis dias.

Postagens relacionadas

Mineirinho avança às quartas e Medina é eliminado por Jadson em Trestles

Redação 1

Botafogo confirma quatro reforços para a disputa da Série C

William Teodoro

Fernando Diniz pode recorrer aos barrados para ‘salvar a pele’ no São Paulo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com