Por: Adalberto Luque
Depois de registrar 10 semáforos desligados, na manhã desta segunda-feira (17), os problemas voltaram a ocorrer em vários pontos da cidade, na manhã desta terça-feira (18). Pelo menos seis semáforos estavam desligados por furto de fios de energia.
Segundo a RP Mobi, os equipamentos danificados ficam na região central, Campos Elíseos e Sumarezinho. Os ladrões furtaram fios que deixaram desligados os semáforos dos cruzamentos das ruas Espírito Santo e São Salvador, Visconde do Rio Branco com Duque de Caxias, Visconde do Rio Branco com General Osório, avenida Francisco Junqueira com avenida Saudade, Monsenhor Siqueira com avenida Saudade e avenida Independência com Campos Salles.

Todos os equipamentos tiveram seu funcionamento restabelecido ao longo do dia. Em apenas dois dias, Ribeirão Preto teve 16 semáforos danificados pela ação de criminosos que furtam fios de cobre.
Prejuízo
A RP Mobi divulgou um balanço com dados coletados até o dia 15 de fevereiro, relativo aos furtos de fios semafóricos. Em 50 ocorrências, os ladrões furtaram 1.924 metros, causando um prejuízo de R$ 23.088 aos cofres públicos.
Em menos de dois meses, foram furtados quase dois terços do que levaram em todo o ano passado. Em 2024 a RP Mobi registrou 128 ocorrências, com 3.084 metros de fios subtraídos, causando prejuízo total de R$ 37.008.