Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Furto e roubo de veículos voltaram a crescer em RP 

Por Adalberto Luque 

Os dados da estatística criminal relativos ao mês de novembro, divulgados nesta quarta-feira (27) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), apontam para uma redução de 7,5% no número de furtos. O indicador, durante todo o ano, foi um dos que mais preocupou, com constantes aumentos. Em novembro foram 785 furtos, contra 849 no mês anterior. 

Nos outros indicadores de crimes contra o patrimônio, todavia, a tendência foi de aumento. O maior índice ocorreu nos casos de roubo de veículo, quando há violência e ameaça por arma de fogo ou arma branca para levar o carro. Em outubro foram 22 casos, contra 38 em novembro. Uma alta de 72,5%.  

Em relação aos furtos de veículo, a alta foi de 4,7%. Em novembro ocorreram 112 furtos, contra 107 no mês anterior. Os roubos em geral também tiveram alta de 19,7%. Foram 128 casos em novembro contra 107 no mês anterior.  

Em comparação com o ano passado, entretanto, os números apresentam queda expressiva na cidade de Ribeirão Preto. Os furtos de veículo caíram de 163 em novembro de 2022 para 112 em novembro de 2023. Uma queda de 31,2%. Em se mantendo a média durante dezembro, apenas os casos de furto serão maiores em 2023, em comparação com 2022. 

Estupro 

Os casos de estupro apresentaram uma leve queda em novembro. Foram 13 ocorrências, contra 16 no mês anterior. Mas a maioria das vítimas são vulneráveis, isto é, meninas com menos de 14 anos ou com deficiência física ou mental, temporária ou permanente, que impeça a defesa ou o entendimento do crime. Durante todo o ano de 2023, 176 mulheres sofreram crimes sexuais. Destas, 124 eram vulneráveis. E os crimes, nestes casos, geralmente ocorrem dentro da residência das vítimas. 

Homicídio 

Os casos de homicídio se mantiveram estáveis em novembro. A exemplo do que ocorreu em outubro, houve apenas um registro no mês. No ano já são 32 vítimas de homicídio. Em 2022 foram 52 casos durante todo o ano.  

Trânsito 

O trânsito matou três pessoas em novembro. No ano, já são 54 pessoas morreram no trânsito, de acordo com os dados da SSP. Em casos de acidentes somente na área urbana de Ribeirão Preto, 137 pessoas ficaram feridas em novembro. Esse número é 21,2% maior do que o registrado em outubro. 

Análise 

A SSP avaliou os números através de nota. “O policiamento em Ribeirão Preto segue intensificado por meio da Operação Impacto e é reorientado de forma contínua com base nos locais de maior incidência criminal. Entre janeiro e novembro deste ano, a cidade teve queda de 13,4% em casos de roubo, queda de 19,3% no número de furtos de veículos, e queda de 5,1% em roubos de veículos. As polícias realizaram 3.297 prisões e apreensões, um aumento de 23,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, além de retirarem 205 armas de fogo ilegais das ruas do município, enfraquecendo as atividades ilícitas na região. Todos os casos registrados são rigorosamente investigados. O registro é uma ferramenta importante para a reorientação do policiamento ostensivo nas ruas.” 

 

 

Postagens relacionadas

Porções de drogas são encontradas em chácara na Vila Abranches

William Teodoro

Ribeirão seguirá integralmente Plano São Paulo

Redação 1

Um terço dos ribeirão-pretanos estão inadimplentes

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com