Por: Adalberto Luque
O número de veículos furtados cresceu 34% em Ribeirão Preto no mês de maio, em comparação com o mês de abril. Os dados foram divulgados no final da tarde desta segunda-feira (26) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Foram registrados 134 furtos de veículos na cidade, contra 100 no mês anterior.
Somente nos cinco primeiros meses de 2023, 563 veículos foram furtados na cidade. Uma média de quase quatro veículos levados sem que os motoristas percebam. O número, todavia, é 26,8% menor que nos cinco primeiros meses de 2022, quando foram registrados 770 furtos de veículos.
Em todos os demais indicadores de crimes contra o patrimônio, a SSP registrou queda. Os furtos em geral caíram de 857 em abril para 846 em maio. Os roubos em geral totalizaram 237 em maio, contra 239 em abril. Já os roubos de veículos apresentaram maior queda: foram 43 em abril e 32 em maio, uma redução de 25% no número de ocorrências.
Não houve nenhum homicídio registrado em Ribeirão Preto durante o mês de maio. Em contrapartida, maio foi o mês de mais mortes no trânsito: oito. No total, 28 pessoas já morreram em acidentes pela cidade, uma pessoa morta no trânsito a cada seis dias, entre janeiro e maio deste ano.
Os crimes de estupro apresentaram uma pequena queda em maio, se comparado com o mês anterior. Foram registrados 15 casos, 13 dos quais de vulnerável. Em abril foram 17 casos no total. O mês que registrou recorde de casos na média histórica, desde que as estatísticas passaram a ser divulgadas em 2001, foi janeiro deste ano, quando ocorreram 24 casos num único mês.