Uma boa oportunidade de profissionalização para quem gosta de crianças é fazer um curso que garanta certificado para trabalhar nesta área. É o caso do curso básico de cuidador infantil que a Fundação de Formação Tecnológica (Funtec) oferece gratuitamente, em Ribeirão Preto. Com carga horária de 96 horas, as aulas são divididas em três meses e ainda há cerca de 30 vagas para as turmas da manhã ou da noite.
Com o certificado do curso, a pessoa pode cuidar de bebês e crianças em ambientes domésticos e auxiliar também em escolas e creches. E como cuidar de crianças exige muito mais que dar banho, comida, trocar fralda, colocar para dormir e brincar, o curso da Funtec inclui noções básicas sobre educação infantil, cuidados com a saúde, alimentação, higiene pessoal e bem-estar da criança; cuidados prestados à criança; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); jogos e brincadeiras infantis; contação de histórias e crescimento e desenvolvimento infantil.
A Fundação de Formação Tecnológica (Funtec) é um órgão da prefeitura criado para gerar oportunidades de inclusão no mercado de trabalho. Mais de 12.400 pessoas já se formaram nos últimos cinco anos (de 2017 a 2022). Recentemente, a Funtec abriu vagas para novas turmas em todos os 27 cursos que a entidade oferece.
Porém, alguns deles já tiveram suas vagas totalmente preenchidas no período noturno: inglês, informática, departamento pessoal, oratória e língua portuguesa. Cada curso tem cerca de 30 vagas e os candidatos serão selecionados por ordem de inscrição. Mais informações pelo telefone (16) 3931- 5400 ou diretamente na sede da Funtec, de segunda a sexta-feira, das nove às 17 horas. No site, além de se inscrever, é possível também obter mais informações sobre os 27 cursos oferecidos gratuitamente.
Celso Charuri
A Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charuri, na avenida Luiz Gavão Cezar, Planalto Verde, Zona Oeste, está com inscrições abertas para o curso de confeiteiro. São dez vagas, remanescentes, no período da manhã e para início na próxima segunda-feira, 3 de abril. O candidato deve ter 16 anos ou mais e ter concluído o 7º ano do ensino fundamental.
Os interessados pelo curso devem comparecer até sexta-feira, 31 de março, na sede da escola, munidos do comprovante de residência, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de escolaridade e certidão de nascimento ou casamento. Para menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado do pai ou responsável.