Desde janeiro, 225 pessoas estão matriculadas e frequentando presencialmente um dos 23 cursos gratuitos de capacitação técnica que a Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Funtec), instituição ligada à Prefeitura Municipal, disponibiliza, sem custos, para a população. Desse total, oito pessoas possuem alguma deficiência e estão cursando os mais variados cursos, graças à estrutura do prédio que oferece condições de acessibilidade para eles frequentarem as aulas.
Para Rodrigo Simões, diretor presidente da Funtec, respeitar valores de inclusão e garantir formação de qualidade para todos são os compromissos da Fundação. “A Funtec atua no sentido de oferecer condições e possibilidades para que as pessoas possam utilizar nossas dependências com conforto, segurança e dignidade”, afirma. Dos 23 cursos, atualmente nove contam com turmas presenciais.
Para frequentar as aulas é preciso ter mais de 16 anos, ensino fundamental completo, carteira de vacinação contra a covid-19, comprovante de escolaridade e de residência, documento de identidade, além de respeitar todos os protocolos de prevenção contra a pandemia, como a utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento. A Funtec higieniza e desinfeta os laboratórios e espaços coletivos antes do acesso de cada turma e limita a ocupação em 50% da capacidade dos laboratórios.
São oferecidos os seguintes cursos: Aprimoramento em Língua Portuguesa, Aprimoramento em Matemática, Marketing e Negócios Digitais, Informática Básico, Informática para Terceira Idade, Programação de Jogos 2D, Tecnologia da Informação e Comunicação, Website, Inglês (básico I e II), Espanhol (básico I e II), Recursos Humanos, Departamento de Pessoal, Escrita Fiscal, Logística, Educação Financeira para Empreendedores, Cuidador de Idosos, Portaria e Recepção, Educação Inclusiva em Contexto Escolar e Empresarial, Auxiliar de Garçom, Camareira e Cuidador Infantil.
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site www.ribeiraopreto.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3931-5400 e diretamente na sede da fundação, à rua Álvares Cabral, 629, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.