Tribuna Ribeirão
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Fundação Procon notifica McDonald’s

DIVULGAÇÃO/MCDONALD’S

A Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) – ór­gão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cida­dania – notificou o Arcos Dourados Comércio de Ali­mentos, da rede de fast food McDonald’s, pedindo expli­cações sobre a nova linha de sanduíches McPicanha.

A empresa deverá apresentar a tabela nutricional dos sandu­íches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos den­tre outros) e documentos que comprovem os testes de quali­dade realizados, demonstran­do o processo de manipulação, acondicionamento e tempo in­dicado para consumo.

Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondiciona­mento dos produtos nas lojas físicas para consumo imedia­to e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitá­rios e das mídias de divulga­ção da linha de 2022.

O Procon de São Paulo também quer ter acesso ao material da campanha ime­diatamente anterior dos san­duíches com a presença de “sabor acentuado de churras­co e/ou picanha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empre­sa e por parceiros.

O órgão de defesa do con­sumidor requer ainda que a rede envie os documentos de autorização de comercializa­ção dos produtos junto aos ór­gãos oficiais competentes, bem como dos termos das respec­tivas campanhas publicitárias vinculadas. Os esclarecimen­tos deverão ser prestados até segunda-feira, 2 de maio.

O McDonald’s ainda não se pronunciou sobre a notifica­ção do Procon-SP. Mais cedo, informou que iria ajustar a pu­blicidade para que a composi­ção do hambúrguer esteja es­pecificada. “Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa­mos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”, disse a rede.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publici­tária (Conar) informou nesta quinta-feira, 28 de abril, que abriu no dia 26 um processo para verificar a veracidade da mensagem publicitária, a par­tir de reclamação de consumi­dores. O procedimento visa apurar eventual infração ao Código Brasileiro de Autorre­gulamentação Publicitária.

O McDonald’s admitiu que os novos lanches podem não ter picanha depois que o blog Coma com os olhos publicou a informação e disse que pode­ria entrar com representação contra a possível propaganda enganosa no Conar e no Pro­con de São Paulo.

Em 5 de abril, a rede de fast food McDonald’s incluiu no cardápio uma nova linha de hambúrgueres conhecidos como McPicanha. Mas, na composição do lanche, não consta o corte nobre da carne, apenas um molho com “aroma natural de picanha”.

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