A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto acaba de implantar a Campanha Permanente de Doação dos Livros. A arrecadação será propagada com iniciativas de incentivo ao compartilhamento de obras (novas e usadas) através das redes sociais e contará com divulgação junto à comunidade local até o final deste ano.
Para 2019, a campanha será intensificada em eventos promovidos pela entidade com o objetivo de promover distribuição gratuita e troca de livros durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 9 a 16 de junho de 2019.
Os interessados em participar podem entregar as doações na sede da Fundação do Livro e Leitura. Para quantidades maiores, é possível agendar a retirada no local, após contato com a entidade. A intenção é recolher um grande acervo de livros para que, durante a Feira do Livro, possam ser disponibilizados para troca ou retirada na Praça do Leitor. “Queremos espalhá-los pelos quatro cantos da cidade, estimulando cada vez mais pessoas a se tornarem leitores. O fomento à leitura e o consequente aumento do número de leitores é nossa principal premissa”, explica a presidente da Fundação, Dulce Neves.
Além dos livros arrecadados serem destinados para a campanha permanente, a Fundação também está promovendo uma revitalização de sua biblioteca, com apoio da bibliotecária Gabriela Pedrão, curadora do Clube do Livro da entidade. O objetivo é atender à comunidade local e oferecer os títulos para pesquisas e leitura. “Uma parte dos livros que recebemos neste segundo semestre foi selecionada para incrementar o acervo da biblioteca, que está em fase de reformulação e melhorias”, destaca Gabriela.
A biblioteca da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto conta com livros de todos os gostos e necessidades, entre títulos literários em sua maioria – (literatura brasileira e em língua estrangeira). São livros nas categorias: prosa, poesia, dramaturgia, infantojuvenil, infantil, artes, cinema, entre outros.
As doações adicionam ainda mais diversidade à biblioteca da Fundação que dá suporte a vários de seus programas permanentes de incentivo à leitura e ao fomento da literatura. Hoje, são mantidos mensalmente programas como o Sarau dos Médicos, Clube do Livro, Clube da Leitura nas Escolas, Núcleo de Contadores de Histórias, entre outros esporádicos. “Os participantes do projeto podem usar o nosso acervo para a realização das atividades programadas, bem como para leitura pessoal, pesquisas e até trabalhos culturais ou educativos”, acrescenta a superintendente da Fundação, Viviane Mendonça.
Interessados em efetuar doações podem visitar a sede da Fundação, que fica no bairro Jardim América, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81. Mais informações pelo telefone (16) 3911 1050.