A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – entidade criada em 2004, de direito privado e sem fins lucrativos – foi contemplada no ano passado em cinco editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Prefeitura da cidade. Todos os projetos serão executados em 2021 e envolvem desde atividades culturais gratuitas à população até manutenções e modernização da estrutura da instituição.
A superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça, explica que os cinco editais aprovados representam uma fonte importante e complementar de recursos, principalmente neste período de pandemia e distanciamento social que resultou na paralisação de diversas atividades culturais com a presença de público.
“Esses editais garantirão a manutenção da nossa equipe e dos trabalhos que desenvolveremos ao longo do ano”, avalia.
Entre os projetos que serão realizados pela Fundação com o suporte dos editais, está o “Revolução Poética: festival de ideias” que acontece entre 25 a 27 de março e conta com a participação de diversos poetas, com exibição através da plataforma digital da instituição.
A manutenção e modernização da Fundação do Livro e Leitura também foi viabilizada através de um edital que visa a adequação do espaço cultural da sede.
Outro projeto contemplado é o licenciamento de conteúdo audiovisual do projeto 20 Horas de Literatura, realizado no ano passado de forma online conectando mais de 6 mil pessoas em 18 países. O projeto será realizado de fevereiro a junho de 2021 e consiste em transformar o evento em uma série audiovisual de 20 episódios de 55 a 60 minutos, que será disponibilizada no #CulturaEmCasa.
Ainda, a Feira Internacional do Livro foi contemplada em edital, o qual premiou, pelo histórico de realização, feiras, mostras, festivais e outros eventos do Estado de São Paulo. Como contrapartida, a Fundação realizará o projeto “Livro Vivo”, que consiste na criação de um hotsite com conteúdos culturais de autores homenageados pela FIL, que acontece em agosto deste ano. O projeto tem como objetivo viabilizar o acesso à literatura, criando um acervo virtual de obras literárias e ofertar instrumentos de interação, o que visa facilitar a didática dos educadores e instigar o fascínio dos educandos.
Já através do projeto aprovado pela Prefeitura, por meio da lei Aldir Blanc, a Fundação do Livro e Leitura oferecerá atividades culturais que acontecerão até o dia 29 de abril de 2021, entre elas, palestra com autor e contação de histórias.
Além disso, por meio de convênio com a Secretaria Municipal da Cultura será executada a conclusão do plano de trabalho da Prefeitura de Ribeirão com atividades preparatórias para a 20ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), que reunirá uma programação diversificada, entre elas, palestras com autores, contações de histórias e oficinas práticas.
Para Viviane Mendonça, os projetos aprovados são frutos de um trabalho que a Fundação vem realizando há anos e que proporcionará, durante o ano de 2021, novas atividades para a população, de forma gratuita. “De alguma forma, eles representam a importância que estamos ganhando no setor como uma instituição produtora e fomentadora de cultura”, conclui.
A Fundação do Livro e Leitura mantém projetos como a FIL, Combinando Palavras, Recortando Palavras, ações educativas e culturais como a 40tena cultural criada durante a pandemia do novo Coronavírus, produção de livros e os programas fixos do seu Plano Anual como: Clube do Livro, Núcleo de Contadores de Histórias, Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento e outros.