Tribuna Ribeirão
Cultura

Fundação cria nova ferramenta digital

A Fundação do Livro e Lei­tura de Ribeirão Preto acaba de lançar a plataforma virtual “Livro Vivo” (www.livrovi­vorp.com). O site é um novo espaço para aproximar profes­sores, alunos e amantes da lite­ratura à obra de escritores que compõem os projetos da enti­dade. Oferece um rico acervo pedagógico e tem a missão de viabilizar democraticamente o acesso à literatura.

Disponibiliza materiais di­dáticos, reunidos e desenvol­vidos especialmente para cada autor. Informações bibliográ­ficas, produções audiovisuais, literárias, sugestões de ativida­des educativas e lúdicas – que ensinam e divertem, fazem parte do acervo, que será atu­alizado constantemente ou a cada novo projeto.

A plataforma foi desenvol­vida através do edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 que premiou várias fei­ras literárias do país, entre elas, a Feira Internacional do Livro (FIL), realizada pela Fundação do Livro e Leitura. “O primei­ro impacto positivo da plata­forma Livro Vivo é a expansão da área de atuação, uma vez que o mundo virtual não apre­senta limitação geográfica”, diz Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura.

Também curadora da FIL, ela ressalta que “dessa forma, a entidade, que tem sede em Ri­beirão Preto, passa a atuar em qualquer localidade”. O projeto do Livro Vivo ficou na incuba­dora da entidade por cerca de quatro anos, sendo redesenha­do a cada edital. Após várias remodelações, ele chegou no formato atual de plataforma di­gital que, segundo a curadora, é reflexo da leitura do momento.

Já o Baú de Ideias é um es­paço de acesso restrito volta­do para professores que, ao se cadastrarem, podem ter po­dem ter acesso a conteúdos pedagógicos particulares, nos formatos de texto e vídeo. O acervo será ampliado cons­tantemente, inserindo conti­nuamente novos autores.

As atividades pedagógicas foram desenvolvidas com objeti­vo interdisciplinar, o que amplia as áreas de atuação para além das disciplinas de português e li­teratura. Áreas de conhecimen­to como arte, ciências, geografia, história, sociologia, matemática, entre outras, também podem ser utilizadas pelo site como re­ferência para propostas pedagó­gicas inspiradoras.

Conteúdo no ar
Nesta primeira etapa, a entidade já disponibilizou conteúdo de vários auto­res, entre eles, Thomas More (1478-1535), autor do livro “Utopia”, tema da Feira Inter­nacional do Livro de 2021. A plataforma já oferece con­teúdo dos autores que serão abordados na edição da FIL deste ano, que acontece de forma virtual no mês de agos­to, entre eles, Milton Hatoum, autor que faz parte do projeto Combinando Palavras e Semí­ramis Paterno, autora ilustra­dora homenageada.

“Nestes três referenciais distintos de produção, a plata­forma é facilitadora, pois ofe­rece dimensões literárias ex­pansivas e contribui para que o professor trabalhe com deter­minada obra”, explica Adriana Silva. A plataforma virtual Li­vro Vivo é gratuita e pode ser acessada através do endereço www.livrovivorp.com.

Postagens relacionadas

Guri vai abrir mais 50 vagas em RP

William Teodoro

Capela do Auxiliadora será palco para apresentação do Coral da USP

Redação 1

Espetáculo clown na tarde de sábado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com