A Fundação Casa retoma a partir deste sábado, 17 de julho, as visitas presenciais das famílias para os adolescentes em internação atendidos nos seus centros socioeducativos em todo o Estado de São Paulo. Na segunda-feira (19) já poderão ser retomadas as atividades presenciais do Programa de Assistência Religiosa (PAR) nos 124 centros.
O retorno da visita presencial ainda envolve o fim da revista íntima dos familiares como medida de segurança, sendo substituída pelo uso de escâneres corporais ou manuais, além de outros procedimentos que preservam a intimidade e a dignidade humana. Todas as medidas sanitárias e de distanciamento continuam mantidas devido à pandemia de covid-19.
“Por mais que tenhamos garantido o contato dos adolescentes com os familiares por meio virtual ou telefônico, a presença física reforça os laços afetivos e a participação familiar na execução da medida socioeducativa”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Fernando José da Costa.
“Com relação ao término da revista íntima, esta atitude demonstra o compromisso do governo de São Paulo no respeito pelos seus cidadãos e na realização de um trabalho com qualidade”, acrescenta o secretário. Cada adolescente em internação, internação provisória ou internação sanção receberá a visita quinzenal de um membro da família, previamente autorizado pela equipe de referência do jovem no centro socioeducativo.