A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promoveu nesta quinta-feira, 28 de março, o lançamento dos projetos Combinando Palavras e Recortando Palavras, que integram a programação da 19ª Feira Nacional do Livro. Os dois encontros, com duas turmas diferentes de coordenadores de escolas estaduais da cidade e da região, ocorreram na sede da Diretoria Regional de Ensino (DRE).
Na ocasião, a curadora da Feira do Livro de Ribeirão Preto, Adriana Silva, anunciou os primeiros autores da programação da 19ª edição do evento, que vão ser lidos e analisados por estudantes da rede pública de ensino e depois vão se encontrar pessoalmente com eles durante o evento, que acontece de 9 a 16 de junho.
Quem vai combinar palavras com alunos do ensino médio da rede estadual de ensino neste ano são Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza e Estrela Leminski. Já os estudantes das escolas municipais terão contato com as obras da autora infantojuvenil homenageada, Heloisa Prieto, e o autor Renan Inquérito será apresentado aos alunos da Etec José Martimiano da Silva.
Ignácio de Loyola Brandão, escritor homenageado pela feira, será inspiração para leitura e produção de trabalhos criativos por estudantes do Educandário e por todos os envolvidos no projeto Recortando Palavras, que é novidade neste ano e será oferecido para mil alunos do 9º ano da rede estadual de ensino. O autor foi indicado neste mês de março como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras.
A curadora explica que os dois projetos vão possibilitar aos alunos conhecimento e percepção ampliada sobre a obra de cada autor escolhido e destacou que serão oferecidas nas escolas atividades orientadas por professores. O objetivo é fixar o conhecimento sobre o autor e despertar o gosto pela leitura e a escrita nos estudantes. “Depois, a proximidade com o escritor durante a feira é sempre uma experiência transformadora para os alunos”, avalia.
Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, o Combinando Palavras atenderá a cerca de cinco mil estudantes do ensino médio das escolas estaduais, dois mil da rede municipal de ensino, além de 500 estudantes do projeto Educandário e 500 da Etec José Martimiano da Silva. “Vamos seguir o modelo padrão já implementado ao projeto nos anos anteriores, mas ampliamos as oportunidades, inserindo mais estudantes na ação que tem como base primordial a formação de novos leitores”, explica.
Tanto o Combinando Palavras quanto o Recortando Palavras seguem as diretrizes do tema da 19ª edição da Feira do Livro. Neste ano, o tema escolhido é “Entre uma história e outra, uma nova história – Um mundo melhor para todos. Objetivos do desenvolvimento sustentável”. A proposição também vai embasar todas as atividades e debates do evento. Para participar do Combinando Palavras cada unidade escolar participante deverá fazer suas inscrições por aluno.
A inscrição deve ser feita pelo site da Fundação do Livro e Leitura https://fundacaodolivroeleiturarp.com/ e escolher o autor que irá trabalhar. O credenciamento começa em 3 de abril. Já a participação ao Recortando Palavras necessita de inscrições com o mesmo procedimento, mas no período de 29 a 31 de março.
Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.