O mercado de tecnologia brasileiro cresceu 22,9% em 2021 e registrou um investimento de R$ 200,3 bilhões, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software e do IDC. Para 2022, estima-se um crescimento de pelo menos 12% e investimentos que ultrapassam os R$ 340 bilhões. Atualmente, o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking mundial de TI.
Esses números impressionam, mas são apenas a ponta do iceberg. Com a crescente demanda por tecnologia, aumenta também o número de vagas na área. Um estudo da Brasscom apontou a contratação de mais de 147 mil novos profissionais só entre janeiro e agosto do ano passado. Esse dado representa um aumento de 149% comparado a 2020.
No entanto, as empresas ainda enfrentam problemas no momento de contratar profissionais da área. O Brasil capacita, aproximadamente, 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano, mas para preencher todas as vagas do mercado seriam necessários pelo menos 70 mil profissionais.
Com isso, aumenta a competição no mercado por pessoas qualificadas. Por sua vez, as empresas apostam em um ambiente agradável de trabalho e em ações de recompensa para reter esses talentos. É o caso da LGTI. Em 2021, a empresa com sede em Ribeirão Preto ultrapassou sua meta de faturamento em 25%. Para valorizar os colaboradores e a sua conquista, a companhia vai presenteá-los com uma viagem para o Disney World, na Flórida. O grupo de 60 pessoas deve embarcar em setembro deste ano.
Danilo Garcia, CEO da LGTI, explica a ideia: “Essa foi uma importante vitória do nosso time. Bater essa meta não foi fácil, ainda mais em meio à pandemia, e queremos reconhecer o esforço coletivo. Ficamos muito felizes em poder presenteá-los com essa viagem”, diz o executivo.
O anúncio oficial da ação ocorreu no dia 13 de janeiro, no Palácio dos Cedros, em São Paulo, em um evento inspirado em Harry Potter, em alusão aos parques temáticos da Disney. Os colaboradores contemplados são das áreas de tecnologia, marketing, comercial e RH.